Filtrar


Questões por página:
O processo de redemocratização brasileira envolveu disputas políticas intensas entre diferentes setores da sociedade. Se, por um lado, houve pressões por parte das esquerdas e movimentos sociais em prol do restabelecimento da democracia, por outro, setores ligados ao regime militar tentaram conduzir a transição de modo controlado e, ainda, autoritário. A influência estadunidense, o papel das Forças Armadas e as disputas narrativas sobre o golpe de 1964 e a resistência à ditadura ainda geram controvérsias.
Considerando esse contexto, assinale a afirmativa que corretamente representa o processo de redemocratização no Brasil.
“Nenhuma das ‘revelações’ concretas de Khrushchev sobre Stalin [...] se revelou verdadeira. Entre aqueles que puderam ser verificados com dados, todos eram falsos. Acontece que Khrushchev não apenas ‘mentiu’ sobre Stalin [...], mas não fez mais nada. Todo o seu discurso secreto é criado com mentiras.”
(FURR, Grover. Kruschev Mentiu. Ciências Revolucionárias.24 ago.2020. Disponível em: cienciasrevolucionarias.com. Acesso em: 26 mar.2025.)
Após a morte de Stalin, Nikita Kruschev emergiu como a principal liderança do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), promovendo mudanças significativas na linha política do Estado soviético. O XX Congresso do PCUS, em 1956, marcou um ponto de inflexão com o ‘Relatório Secreto’, no qual Kruschev denunciou o chamado ‘culto à personalidade’ de Stalin. Esse discurso teve consequências profundas, tanto internas quanto externas, ao minar a coesão ideológica do bloco socialista e fornecer munição para a propaganda anticomunista no contexto da Guerra Fria. Considerando esse cenário, assinale a alternativa que corretamente reflete as consequências da ascensão de uma ala mais à direita no PCUS e do discurso de Kruschev para a estabilidade da URSS.
“Toda a história da descolonização no século XX também deve ser vista como um processo pelo qual os oprimidos acabaram por compreender plenamente quem são eles na realidade, ao passo que os opressores começavam a aprender sobre a humildade inerente ao sentimento de ter que prestar contas ao mundo inteiro, em matéria de humanidade. A história da África desde 1935 deve ser recolocada no contexto dessas contradições maiores.”
(MAZRUI, Ali A.; WONDJI, Christophe (Eds.). História geral da África, VIII: África desde 1935. Brasília: UNESCO,2010. p.10.)

Tendo em vista a complexidade desse fenômeno, assinale a alternativa que corretamente define o conceito de descolonização.
Durante o governo de Juscelino Kubitschek, algumas instituições contribuíram para a elaboração e a realização de alguns objetivos propostos no Plano de Metas. Dentre essas instituições, teve destaque a nível internacional um órgão da ONU criado em 1948, que buscava incentivar a cooperação econômica entre os países latino-americanos. Reunindo grandes intelectuais do continente americano, esse órgão defendia a industrialização como uma saída para a superação do subdesenvolvimento na América Latina. Os estudos da economia brasileira realizados por esse órgão serviram de base para elaboração do Plano de Metas.
Esse órgão ficou conhecido como
“Na América Latina depois de 1959, a Revolução Cubana, movimento guerrilheiro com bases camponesas, terá sua estratégia do foquismo castrista-guevarista disseminada por todo o continente, particularmente na oposição aos regimes autoritários nas décadas de 1960 a 1980 e nas guerrilhas camponesas organizadas na Nicarágua, no Peru e na Colômbia.”
(SILVA, Francisco (Org.). Enciclopédia de guerras e revoluções, vol. III: 1945-2014: a época da Guerra Fria (1945-1991) e da nova ordem mundial. Rio de Janeiro: Elsevier,2015. p.841.)

A estratégia do foquismo castrista-guevarista foi amplamente discutida. Considerando seus aspectos e as suas implicações práticas, marque a opção correta.