Filtrar


Questões por página:
“O crash da Bolsa de Nova York (em outubro de 1929) foi acompanhado de longe pelo grande público, apesar dos suicídios de especuladores arruinados, atirando-se pelas janelas dos prédios de Manhattan, terem aparecido nas capas dos jornais. Enquanto se multiplicavam as falências e demissões, o pânico monetário e financeiro e as bancarrotas estatais, o primeiro plano da cena era ocupado por peritos governamentais e encontros diplomáticos. [...] Uma monstruosa desordem material e humana. Locomotivas brasileiras consumiam o café que não mais podia ser vendido [...], estoques se acumulavam, empresas fechavam suas portas; milhões de pessoas se viam sem emprego, portanto sem recursos e sem dignidade, na maioria das vezes sem proteção social, incapazes de pagar seus aluguéis, reduzidas à espera das distribuições gratuitas de alimentos e agasalhos, levadas ao despejo, à mendicidade, à revolta.”
(GAZIER, Bernard. A crise de 1929: uma breve introdução. São Paulo: L&PM,2009. p.4.)

Considerando a relação entre a crise de 1929 e as características estruturais do capitalismo, marque a alternativa correta.
O ‘centralismo democrático’, formulado por Lênin, foi um princípio fundamental na construção do Partido Bolchevique e na condução da Revolução Russa de 1917. Considerando sua formulação e suas implicações históricas, assinale a opção correta.
No ensaio ‘O Imperialismo, fase superior do capitalismo’ (1916), Vladimir Ilyich Ulianov (1870-1924) analisa a expansão imperialista como resultado da concentração do capital e da fusão do capital industrial com o bancário, formando o capital financeiro. Considerando essa perspectiva, marque a afirmativa correta sobre a análise leninista do imperialismo.
“A derrota de duas expedições [das forças federais] municiadas com canhões e metralhadoras [...], provocou uma onda de protestos e de violência no Rio de Janeiro. [...] Uma expedição sob o comando do general Arthur Oscar, constituída de 8 mil homens e dotada de equipamento moderno, arrasou o arraial em agosto de 1897, após um mês e meio de luta. Seus defensores morreram em combate e, quando prisioneiros, foram degolados. Para os oficiais positivistas e os políticos republicanos, aquela tinha sido uma luta da civilização contra a barbárie. Na verdade, havia ‘barbárie’ em ambos os lados e mais entre aqueles homens instruídos que tinham sido incapazes de pelo menos tentar entender a gente sertaneja.”
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE,1995. pp.257-258.)

Identifique o conflito descrito no texto, considerando o contexto da Primeira República.
“A presidência de Theodore Roosevelt (1901-1909) [...] adquiriu um objetivo caro e preciso que não conseguia esconder mais a finalidade imperialista. A interpretação dada [...] não passava de uma pitoresca doutrina que permitia castigar as repúblicas latino-americanas por seu mau comportamento. O próprio presidente afirmou: ‘Tudo o que este país deseja é ver que nos países vizinhos reinam a estabilidade, a ordem e a prosperidade. Todo Estado cujo povo se conduza bem pode contar com nossa cordial amizade. Se uma nação se mostrar capaz de atuar com eficiência e decência do ponto de vista social e político, se mantém a ordem pública e cumpre com suas obrigações, não deverá temer intervenções dos Estados Unidos. No entanto, uma desordem crônica ou uma impotência resultante do relaxamento geral dos laços da sociedade poderiam exigir na América, como em qualquer outra parte, a intervenção de uma nação civilizada [...]’.”
(BRUIT, Hector. O Imperialismo. Campinas: Edunicamp/Atual, 1983. p.48.)

O texto base descreve a ação política realizada pelos EUA conhecida como