Questões de Concurso
Filtrar
452.634 Questões de concurso encontradas
Página 292 de 90.527
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Durante a organização dos Jogos Intercampi de um IF, um grupo de alunas solicita a inclusão de uma categoria mista no futebol, argumentando que, além de se sentirem mais à vontade jogando com colegas do sexo oposto, há número reduzido de meninas no campus, o que inviabiliza a formação de uma equipe exclusivamente feminina. Para elas, a divisão por gênero nas competições reforça desigualdades e limita sua participação em um evento que deveria ser educativo e integrador. Contudo, parte da comissão organizadora alega que a inclusão de categorias mistas comprometeria a competitividade e a “natureza do esporte”. Em uma assembleia estudantil, o professor de Educação Física, responsável por acompanhar pedagogicamente o evento, propõe um espaço de debate que envolva o histórico das normas de gênero nos esportes modernos; a reflexão sobre os critérios que definem categorias nas competições; a análise dos sentidos atribuídos ao esporte como construção social e cultural; e o questionamento da ideia de mérito e “naturalização” de diferenças corporais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que expressa a mediação pedagógica mais coerente com uma perspectiva crítica e emancipadora da Educação Física.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Em um campus agrícola de um IF, estudantes do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, que vivem em regime de internato e realizam atividades técnicas no campo, relatam ao professor de Educação Física sintomas como fadiga, dores nas costas e desmotivação para praticar atividades físicas nos momentos livres. Em uma roda de conversa, os estudantes também compartilham a percepção de que o corpo é visto apenas como ferramenta de produção, tanto nas aulas técnicas quanto em suas vivências familiares na agricultura. Diante dessa realidade, o professor propõe uma sequência pedagógica articulando os seguintes temas:
• A reflexão sobre o corpo como sujeito histórico e socialmente constituído.
• A análise crítica das condições do trabalho no campo e suas implicações sobre o corpo e a saúde.
• Práticas corporais que ressignificam o movimento como expressão, consciência e cuidado de si, para além da lógica produtivista.
• Integração com outras áreas do currículo, relacionando ciência, trabalho e emancipação humana.
Essa proposta se fundamenta, principalmente, em qual perspectiva pedagógica da Educação Física?
• A reflexão sobre o corpo como sujeito histórico e socialmente constituído.
• A análise crítica das condições do trabalho no campo e suas implicações sobre o corpo e a saúde.
• Práticas corporais que ressignificam o movimento como expressão, consciência e cuidado de si, para além da lógica produtivista.
• Integração com outras áreas do currículo, relacionando ciência, trabalho e emancipação humana.
Essa proposta se fundamenta, principalmente, em qual perspectiva pedagógica da Educação Física?
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Durante o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar sobre Saúde Coletiva e corpo no Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal (IF), um grupo de professores de Educação Física propôs analisar criticamente os discursos predominantes sobre saúde na escola. Em suas discussões, concluiu-se que o discurso da saúde pode operar como uma forma de __________, ao ser apresentado como neutro e universal, ocultando as determinações __________ que condicionam o bem-estar dos sujeitos. Esse discurso, amplamente difundido na Educação Física, tende a responsabilizar o indivíduo por sua própria saúde, promovendo uma lógica de ______________, alinhada aos princípios do neoliberalismo. Com isso, a Educação Física escolar corre o risco de se tornar uma ferramenta de ______________, ao prescrever condutas corporais baseadas em normas de eficiência e produtividade.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Não definido
A toxicidade por alumínio e a deficiência de fósforo no solo são problemas interligados e significativos para a agricultura moderna. A toxicidade do alumínio é caracterizada pelo aumento da sua mobilidade em solos ácidos, onde ele tende a se ligar ao fósforo em complexos estáveis, diminuindo a sua biodisponibilidade. A principal função dos Transportadores de Malato Ativados por Alumínio (TMAA) é mediar a adaptação das plantas a esses problemas através da liberação de malato, que, por sua vez, age neutralizando o alumínio e liberando os fosfatos dos complexos, permitindo que as plantas absorvam o nutriente essencial. Nesse contexto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as ferramentas bioinformáticas às aplicações para o estudo dos transportadores TMAA.
Coluna 1
1. Análise filogenética. 2. Busca por sequências homólogas e domínios. 3. Alinhamento múltiplo de sequências. 4. Análise de interações de proteínas/genes.
Coluna 2
( ) A análise de co-localização e co-expressão de domínios compartilhados com o TMAA para identificação de transportadores envolvidos na regulação da abertura estomatal.
( ) Uso do programa MUSCLE para visualização e análise da conservação de resíduos em diferentes sequências.
( ) Uso dos bancos de dados Uniprot, Pfam/InterPro e NCBI.
( ) O método de máxima verossimilhança poderia ser empregado, usando proteínas TMAA de diferentes táxons.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Análise filogenética. 2. Busca por sequências homólogas e domínios. 3. Alinhamento múltiplo de sequências. 4. Análise de interações de proteínas/genes.
Coluna 2
( ) A análise de co-localização e co-expressão de domínios compartilhados com o TMAA para identificação de transportadores envolvidos na regulação da abertura estomatal.
( ) Uso do programa MUSCLE para visualização e análise da conservação de resíduos em diferentes sequências.
( ) Uso dos bancos de dados Uniprot, Pfam/InterPro e NCBI.
( ) O método de máxima verossimilhança poderia ser empregado, usando proteínas TMAA de diferentes táxons.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Biologia
As células vegetais crescem em volume por um processo coordenado no qual a parede celular primária, que confina e molda a célula, é seletivamente afrouxada, resultando no relaxamento do estresse da parede e na consequente absorção de água e aumento da célula. A compreensão da natureza molecular do afrouxamento da parede celular, causado por expansinas, depende inevitavelmente de nossos conceitos de estrutura da parede celular primária. Estudos bioinformáticos identificaram o caráter multigênico e multifamiliar das sequências de expansinas em genomas de plantas e conseguiram documentar a presença de sequências distantemente relacionadas em micróbios. Considerando a análise da diversidade e evolução das expansinas por meio de técnicas bioinformáticas, assinale a alternativa INCORRETA.