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Durante a avaliação formativa de um projeto de extensão desenvolvido no IFSertão com adolescentes de comunidades vulnerabilizadas, o professor Aldo, coordenador da iniciativa, propôs uma análise crítica da prática pedagógica desenvolvida. O projeto tem como referência a Pedagogia do Esporte, incluindo seus fundamentos técnico-táticos, socioeducativos e histórico-culturais. Ao relatar suas percepções, um dos bolsistas afirmou:

“Considero que nosso trabalho contemplou adequadamente os referenciais técnico-tático e socioeducativo, uma vez que os participantes conseguiram aprender os fundamentos dos esportes e demonstraram comportamento cooperativo e respeitoso nas atividades. Quanto ao referencial histórico-cultural, entendo que sua presença é implícita, pois o simples fato de praticarem o esporte já garante o contato com sua cultura”.

Com base na fala do bolsista, nos pressupostos da Pedagogia do Esporte (2009) e no referencial histórico-cultural (Machado; Galatti; Paes,2014), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O entendimento do bolsista sobre o referencial histórico-cultural revela uma concepção reducionista, pois esse referencial exige mediações pedagógicas conscientes para a leitura crítica do esporte como prática social e histórica.

( ) A prática esportiva por si só é suficiente para garantir a apropriação crítica e cultural do esporte pelos praticantes, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.

( ) O comportamento cooperativo observado nos alunos pode ser um indicativo da presença do referencial socioeducativo, desde que tal comportamento esteja relacionado a objetivos formativos intencionais e não apenas à disciplina tática.

( ) O referencial técnico-tático envolve não apenas a aprendizagem de gestos e fundamentos motores, mas também a compreensão das intencionalidades e da lógica interna das modalidades esportivas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No período da pandemia de covid-19, as aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado de um IF foram organizadas em formato remoto, por meio de atividades síncronas, registros audiovisuais de práticas corporais e propostas de reflexão crítica sobre o cotidiano dos estudantes. Passado o período emergencial, a professora Júlia manteve parte das atividades em formato remoto — como debates virtuais e produções textuais e midiáticas —, alegando que esse modelo favorecia a autonomia, a interdisciplinaridade e a produção de saberes contextualizados. Diante desse cenário, e considerando o papel da Educação Física como componente curricular nos IFs, assinale a alternativa correta.
Em suas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado de um IF, a professora Jaqueline propôs aos estudantes uma análise comparativa entre vídeos de aulas de ginástica funcional em academias, apresentações de ginástica rítmica de alto rendimento e registros históricos sobre a ginástica no século XIX. A atividade foi mediada pela leitura comentada de excertos do livro “A Imagem da Educação do Corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX”, de Carmen Lúcia Soares (1998). A intenção era evidenciar como a racionalidade técnica, positivista e disciplinadora ainda estrutura determinadas práticas corporais contemporâneas. Com base nesse contexto pedagógico e nas reflexões teóricas de Soares (1998), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ginástica do século XIX contribuiu para a construção de um modelo corporal burguês, marcado pela utilidade, sobriedade e autodomínio, o que pode ser identificado hoje em práticas como a ginástica laboral, que objetiva a produtividade e a prevenção de doenças funcionais no ambiente de trabalho.
( ) A crítica aos “excessos do corpo” presentes no discurso higienista oitocentista encontra ressonância em práticas atuais como a ginástica artística, nas quais a espontaneidade e a desorganização corporal são incentivadas como sinais de liberdade expressiva.
( ) A crença na ciência como instância reguladora da vida corporal, típica do positivismo oitocentista, permanece presente em práticas como a ginástica funcional, que utiliza parâmetros biomecânicos e fisiológicos para medir e aperfeiçoar o desempenho corporal.
( ) A racionalidade moderna da ginástica oitocentista influenciou a criação de sistemas pedagógicos que compreendem o corpo como expressão simbólica e subjetiva, baseando-se em teorias fenomenológicas e críticas ao modelo mecanicista.
( ) Assim como no século XIX, práticas de ginástica contemporânea muitas vezes operam com padrões de normalização e ajustamento corporal, apagando diferenças étnico-raciais, de classe, de gênero e de capacidades, e reforçando um ideal normativo de corpo eficiente e produtivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Durante o ensino da modalidade ginástica artística em uma turma do Ensino Médio Integrado de um IF, a professora propôs atividades em que os estudantes criassem séries de solo utilizando movimentos corporais espontâneos, temas simbólicos e alguns elementos técnicos básicos, como rolamentos, saltos e equilíbrio. A técnica foi abordada não como ponto de partida, mas como instrumento a serviço da expressão corporal e do sentido atribuído à prática. Com base na concepção pedagógica defendida por Soares et al. (1992), essa proposta pedagógica defende que:

I. A reprodução exata dos gestos da ginástica artística nas aulas escolares reforça o compromisso com a democratização do acesso ao esporte de qualidade e o respeito à sua tradição.
II. No Ensino Médio, a ginástica artística exige aprofundamento e rigor técnico desde o início para evitar desvios motores e garantir a qualidade do movimento.
III. A cultural corporal de movimento justifica focar apenas nos aspectos lúdicos.
IV. O conhecimento da técnica não é, em absoluto, dispensável.

Quais estão corretas?
As modalidades esportivas individuais exigem domínio de critérios técnicos específicos, que variam conforme as características biomecânicas, fisiológicas e regulamentares de cada prática. Sobre esses critérios, analise as assertivas abaixo:

I. No atletismo (salto em distância), a fase de impulsão é determinante para o desempenho, requerendo:

• Ângulo ideal de projeção entre 18° e 25°. • Máxima velocidade horizontal na corrida de aproximação. • Extensão completa da articulação do quadril no momento do salto.

II. No tênis, o saque “flat” é eficaz devido ao(à):

• Trajetória curvilínea da bola, que minimiza o tempo de reação do adversário. • Rotação lateral (slice) aplicada para uma mudança de direção após o quique. • Posicionamento dos pés em linha (footwork fechado) para maior estabilidade.

III. Na natação (crawl), a fase subaquática da braçada é crucial porque:

• A maior parte da propulsão ocorre nesse momento. • A trajetória ideal da mão é curva (em “S”), com cotovelo alto e controle da direção. • A variação da posição da palma contribui para a eficiência hidrodinâmica.

IV. Na ginástica artística (solo), um salto mortal duplo estruturado exige:

• Rotação completa de 720° em torno do eixo transversal. • Aterrissagem com joelhos semiflexionados para absorver o impacto e manter o equilíbrio. • Fase aérea com corpo em posição carpada para aumentar o momento angular.

Quais estão corretas?