Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 3º, o "ensino será ministrado com base nos seguintes princípios":

I.Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II.Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III.Valorização da experiência extraescolar, sempre que ela se relacionar com o conteúdo. IV.Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

É princípio do ensino previsto na LDB o que se apresenta em:
A noção de _________________ é importante instrumento de construção do letramento escolar, permitindo ao estudante agir eficazmente em situações sociais de comunicação. Cada grupo social, em sua época, possui um conjunto de formas ____________ que reflete a realidade ou o cotidiano em transformação. Nesse sentido, as mudanças sociais se refletem inclusive nas normas (relativamente estáveis) dos enunciados. Considerando que as atividades humanas são inesgotáveis em suas diversas e variadas esferas, elas resultam na heterogeneidade e complexidade dos ___________, os quais se diversificam à medida que essas atividades se ampliam e se modificam.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do excerto:
Considere a definição que segue e assinale a alternativa correta.

As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens. São práticas de linguagem por meio das quais as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais, e, portanto, devem ser consideradas no processo ensino-aprendizagem dos estudantes:
De acordo com o Plano Nacional de Educação, no "Documento Diagnóstico da Educação Nacional", a "grande maioria das crianças em idade escolar obrigatória no Brasil acessa a escola na idade própria. Contudo, parte dos estudantes possui trajetórias escolares irregulares e acabam por não concluir o ensino fundamental ou o ensino médio na idade recomendada, ou mesmo se evadem do sistema de ensino antes de concluir a educação básica.

Quando se fala em acesso, presume-se que está sendo considerado o fato de o indivíduo conseguir acessar o sistema de ensino, o que é garantido efetivamente pelo seu registro de matrícula em uma escola a partir dos marcos legais. A trajetória escolar diz respeito ao que ocorre com o estudante durante os anos de frequência à escola − se este é retido no mesmo ano escolar, se progride, se abandona a escola em algum momento, se retorna posteriormente ou não etc. A conclusão escolar, por sua vez, corresponde ao término de uma etapa da educação básica e deve ser acompanhada das aprendizagens esperadas, conforme a orientação curricular em vigor".
(Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pne/documentos/diagnostico-educacao-na cional.pdf. Acesso em: 20 out.2025.)

A respeito do acesso, da trajetória e da conclusão escolar no Ensino Fundamental, é possível concluir que:

I.Não se trata apenas de garantir vagas em escolas e acesso ao ensino, mas possibilitar que este ensino seja ofertado com qualidade e resulte em aprendizagem, de forma que o estudante tenha condições necessárias para permanecer na escola e finalizar com sucesso a educação básica.
II.O grande problema atual não é o acesso, mas a permanência desse estudante no sistema de ensino, a progressão com sucesso (o que significa aprovação ao final de cada ano letivo e promoção para o ano escolar subsequente) ao longo de sua trajetória na educação básica, e a conclusão das etapas de ensino nas idades adequadas, conforme prevê a legislação educacional.
III.A irregularidade nas trajetórias escolares dos estudantes ainda se constitui um grande desafio para que seja assegurada uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Assim, a garantia da permanência dos estudantes na escola com trajetória regular e aprendizagem no nível adequado deve ser um dos objetivos centrais da educação nacional.

É correto o que se apresenta em:
A Produção de Textos compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos. Tendo isso em consideração, o estudante precisa desenvolver estratégias ao produzir seus textos: planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos. Para isso, o estudante deve considerar:

I.A adequação aos contextos em que o texto foi produzido e ao modo (escrito ou oral, imagem estática ou em movimento etc.).
II.A adequação à variedade linguística e/ou semioses apropriadas a esse contexto.
III.Os enunciadores envolvidos, o gênero, o suporte, a esfera/campo de circulação, adequação à norma-padrão etc.

É correto o que se apresenta em: