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Considere as afirmativas relacionadas à abordagem de educação de surdos a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)No Congresso Internacional de Educação de Surdos, realizado em Milão (1880), o método Oralismo venceu e o uso da língua de sinais foi oficialmente proibido.
(__)O objetivo do Oralismo é fazer uma reabilitação da criança surda em direção à normalidade.
(__)A Comunicação Total é um método que privilegia o uso da língua de sinais.
(__)Um dos conceitos mais importantes que a filosofia Bilíngue apresenta é de que as pessoas surdas formam uma comunidade, com cultura e língua próprias.
(__)A Comunicação total acredita que o bimodalismo pode minimizar o bloqueio de comunicação que geralmente a criança surda vivencia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Considerando o código de ética disposto em O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa (MEC; SEESP, 2004), presente no Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, complete as lacunas do excerto:


11º. O intérprete deve procurar manter a _____________, o respeito e a _________ das línguas envolvidas. Ele também deve estar pronto para aprender e ___________ novos sinais, se isso for necessário para o entendimento.



Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do excerto:



Nas pesquisas sobre o ato da tradução e interpretação, especialmente no campo da Libras e de outras línguas, são descritos modelos de processamento que auxiliam na compreensão das estratégias utilizadas pelo intérprete durante sua atuação. Esses modelos buscam explicar as etapas mentais e linguísticas envolvidas no processo interpretativo. Considere os modelos a seguir:

I.Modelo cognitivo.
II.Modelo interativo.
III.Modelo interpretativo.
IV.Modelo de expressão.
V.Modelo de linguagem.

Representa modelo de processamento o que se apresenta em:

As línguas de sinais, assim como as línguas orais, apresentam propriedades linguísticas universais. Uma dessas propriedades diz respeito ao fato de que sinais com formas muito semelhantes, como mesmo ponto de articulação e configuração de mão, podem ter significados totalmente distintos, sendo facilmente diferenciados no contexto comunicativo. Essa característica, que demonstra a separação clara entre forma e significado, é chamada de:

De acordo com o Decreto n.º 5.626/2005, que regulamenta a educação bilíngue para surdos, o intérprete de Libras−Língua Portuguesa, no contexto escolar, deve atuar: