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Assinale a alternativa que apresenta sinônimos adequados para as palavras empáfia (l.12), incisivo (l.20) e legado (l.35), respectivamente, tal como estão sendo empregadas no texto.
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Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a seguir. ( ) A expressão um silêncio (l.03) desempenha a função sintática de sujeito da forma verbal houve (l.03). ( ) A palavra Alguém (l.31) desempenha a função sintática de sujeito da forma verbal tentou (l.31). ( ) A palavra Ninguém (l.48) desempenha a função sintática de sujeito da forma verbal diria (l.48). A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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Considere as seguintes afirmações acerca de tempos verbais empregados no texto. I - Até a linha 31, nos trechos em que ocorre a narração dos acontecimentos, o tempo pretérito perfeito é empregado pelo narrador. II - O tempo pretérito imperfeito do modo indicativo aparece nos pensamentos do narrador. III - A forma verbal falhara (l.44) é usada para fazer menção a um período de tempo anterior àquele em que a história se passa. Quais estão corretas?
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Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 23,36 e 40.
Concurso:
Prefeitura de Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
Em relação ao processo de construção do conhecimento e a avaliação descritos no Referencial Curricular Gaúcho, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Compreende-se avaliação como algo inerente aos processos cotidianos e de aprendizagem, em que todos os sujeitos estão envolvidos.
II. O foco da avaliação é fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e diz respeito à construção da autonomia por parte do estudante.
III. A avaliação precisa ocorrer concomitantemente e vinculada ao processo de aprendizagem, numa perspectiva interacionista e dialógica, atribuindo ao estudante e a todos os segmentos da comunidade escolar a responsabilidade do processo de construção e avaliação do conhecimento.
I. Compreende-se avaliação como algo inerente aos processos cotidianos e de aprendizagem, em que todos os sujeitos estão envolvidos.
II. O foco da avaliação é fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e diz respeito à construção da autonomia por parte do estudante.
III. A avaliação precisa ocorrer concomitantemente e vinculada ao processo de aprendizagem, numa perspectiva interacionista e dialógica, atribuindo ao estudante e a todos os segmentos da comunidade escolar a responsabilidade do processo de construção e avaliação do conhecimento.