Questões de Concurso
Filtrar
473.210 Questões de concurso encontradas
Página 172 de 94.642
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento fundamental para a gestão e o funcionamento de uma instituição de ensino. De acordo com Celso dos S. Vasconcellos (2023), considere as afirmações do excerto e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização definitiva de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, definindo claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade.
( ) Uma das características do PPP, quanto à sua abrangência, é ser: amplo, integral, global. É o mais abrangente no nível em que está sendo planejado; funciona como uma espécie de “guarda-chuva” para outros projetos, acolhendo, dando unidade e organicidade à instituição escolar.
( ) A estrutura básica da elaboração do PPP na linha do Planejamento Participativo é composta de dois grandes elementos: Marco Referencial e Diagnóstico, que correspondem, respectivamente, à Projeção de Finalidades e Análise da Realidade — dimensões do processo de planejamento.
( ) Quanto à concretização: é processual. Não se esgota na elaboração de um texto ou documento, ou na realização de uma atividade. Vivencia a dialética instituído-instituinte. Pauta-se no exercício crítico, na avaliação permanente, na articulação constante entre ação-reflexão-ação. Está, portanto, sempre sendo (re)construído.
( ) Uma das finalidades do PPP é ser um canal de participação efetiva; superar práticas autoritárias e/ou individualistas. Ajudar a superar imposições ou disputas de vontades individuais, na medida em que há um referencial construído e assumido coletivamente.
( ) A coordenação precisa ter muita clareza da proposta metodológica de elaboração do projeto, dominar bem as técnicas, os passos de construção e realização, para ter firmeza na condução do processo. Sendo assim, a coordenação do trabalho de elaboração do projeto deve ser feita por alguém da mantenedora ou pela direção da instituição (pela questão do poder que costuma representar, de fato ou no imaginário do grupo).
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
( ) O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização definitiva de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, definindo claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade.
( ) Uma das características do PPP, quanto à sua abrangência, é ser: amplo, integral, global. É o mais abrangente no nível em que está sendo planejado; funciona como uma espécie de “guarda-chuva” para outros projetos, acolhendo, dando unidade e organicidade à instituição escolar.
( ) A estrutura básica da elaboração do PPP na linha do Planejamento Participativo é composta de dois grandes elementos: Marco Referencial e Diagnóstico, que correspondem, respectivamente, à Projeção de Finalidades e Análise da Realidade — dimensões do processo de planejamento.
( ) Quanto à concretização: é processual. Não se esgota na elaboração de um texto ou documento, ou na realização de uma atividade. Vivencia a dialética instituído-instituinte. Pauta-se no exercício crítico, na avaliação permanente, na articulação constante entre ação-reflexão-ação. Está, portanto, sempre sendo (re)construído.
( ) Uma das finalidades do PPP é ser um canal de participação efetiva; superar práticas autoritárias e/ou individualistas. Ajudar a superar imposições ou disputas de vontades individuais, na medida em que há um referencial construído e assumido coletivamente.
( ) A coordenação precisa ter muita clareza da proposta metodológica de elaboração do projeto, dominar bem as técnicas, os passos de construção e realização, para ter firmeza na condução do processo. Sendo assim, a coordenação do trabalho de elaboração do projeto deve ser feita por alguém da mantenedora ou pela direção da instituição (pela questão do poder que costuma representar, de fato ou no imaginário do grupo).
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Legislação Estadual
As Diretrizes Curriculares do Estado do Ceará (DCRC) são um documento estruturado em quatro partes. Relacione cada uma delas ao conteúdo abordado:
Coluna 1
1. Parte I 2. Parte II 3. Parte III 4. Parte IV
Coluna 2
( ) Etapas de Ensino. ( ) Pressupostos Teóricos, Epistemológicos e Políticos. ( ) Temas integradores: abordagem transversal. ( ) Contexto Estadual, Histórico, Marcos Legais e Princípios.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Coluna 1
1. Parte I 2. Parte II 3. Parte III 4. Parte IV
Coluna 2
( ) Etapas de Ensino. ( ) Pressupostos Teóricos, Epistemológicos e Políticos. ( ) Temas integradores: abordagem transversal. ( ) Contexto Estadual, Histórico, Marcos Legais e Princípios.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular afirma que:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento do corpo e do movimento na Educação Infantil:
I. O movimento, para a criança pequena, significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais, e interage utilizando fortemente o apoio do corpo.
II. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez mais controle sobre seu próprio corpo e se apropriando, progressivamente, das possibilidades de interação com o mundo.
III. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. O movimento, para a criança pequena, significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais, e interage utilizando fortemente o apoio do corpo.
II. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez mais controle sobre seu próprio corpo e se apropriando, progressivamente, das possibilidades de interação com o mundo.
III. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Dentre os aspectos que devem ser considerados nas propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil para garantir a organização do tempo, do espaço, dos materiais e das atividades, assinale a alternativa INCORRETA: