Questões de Concurso
Filtrar
473.210 Questões de concurso encontradas
Página 171 de 94.642
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
O Art.19 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, garante que: “É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.”
Dentre os parágrafos que dividem o artigo apresentado acima, assinale aquele que está INCORRETO:
Dentre os parágrafos que dividem o artigo apresentado acima, assinale aquele que está INCORRETO:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Art.27 determina:
“É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.” (Brasil,2015).
Marque a opção INCORRETA quanto à incumbência do poder público de assegurar uma educação de qualidade às pessoas com deficiência:
“É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.” (Brasil,2015).
Marque a opção INCORRETA quanto à incumbência do poder público de assegurar uma educação de qualidade às pessoas com deficiência:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Do ponto de vista processual ou prático, "o currículo é um objeto que se constrói no processo de configuração, implantação, concretização e expressão de determinadas práticas pedagógicas e em sua própria avaliação, como resultado das diversas intervenções que nele se operam" (Sacristán,2017, p.17). No livro O currículo: uma reflexão sobre a prática, o autor citado apresenta seis (6) níveis ou fases do significado do currículo. Relacione as colunas 1 e 2, identificando a correspondência entre os níveis de significado do currículo:
Coluna 1
1. Currículo prescrito 2. Currículo apresentado 3. Currículo moldado pelos professores 4. Currículo em ação 5. Currículo realizado 6. Currículo avaliado
Coluna 2
( ) Mantém uma constância em ressaltar determinados componentes sobre outros, mas acaba impondo critérios para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos.
( ) São aspectos que atuam como referência na ordenação do sistema curricular, servindo de ponto de partida para a elaboração de materiais, controle do sistema, etc.
( ) Se reflete em aprendizagens dos alunos, mas também afeta os professores, na forma de socialização profissional, e inclusive se projeta no ambiente social, familiar, etc.
( ) O professor é um agente ativo, muito decisivo na concretização dos conteúdos e significados dos currículos, moldando a partir de sua cultura profissional qualquer proposta que lhe é feita, seja através da prescrição administrativa, seja do currículo elaborado pelos materiais, guias e livros-texto, entre outros.
( ) Existe uma série de meios, elaborados por diferentes instâncias, que costumam traduzir para os professores o significado e os conteúdos do currículo prescrito, realizando uma interpretação deste.
( ) É na prática real, guiada pelos esquemas teóricos e práticos do professor, que se concretiza nas tarefas acadêmicas, as quais sustentam o que é a ação pedagógica. Nele podemos notar o significado real do que são as propostas curriculares.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:
Coluna 1
1. Currículo prescrito 2. Currículo apresentado 3. Currículo moldado pelos professores 4. Currículo em ação 5. Currículo realizado 6. Currículo avaliado
Coluna 2
( ) Mantém uma constância em ressaltar determinados componentes sobre outros, mas acaba impondo critérios para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos.
( ) São aspectos que atuam como referência na ordenação do sistema curricular, servindo de ponto de partida para a elaboração de materiais, controle do sistema, etc.
( ) Se reflete em aprendizagens dos alunos, mas também afeta os professores, na forma de socialização profissional, e inclusive se projeta no ambiente social, familiar, etc.
( ) O professor é um agente ativo, muito decisivo na concretização dos conteúdos e significados dos currículos, moldando a partir de sua cultura profissional qualquer proposta que lhe é feita, seja através da prescrição administrativa, seja do currículo elaborado pelos materiais, guias e livros-texto, entre outros.
( ) Existe uma série de meios, elaborados por diferentes instâncias, que costumam traduzir para os professores o significado e os conteúdos do currículo prescrito, realizando uma interpretação deste.
( ) É na prática real, guiada pelos esquemas teóricos e práticos do professor, que se concretiza nas tarefas acadêmicas, as quais sustentam o que é a ação pedagógica. Nele podemos notar o significado real do que são as propostas curriculares.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Luckesi (2013), o ato de planejar é a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, não é neutro, mas ideologicamente comprometido. Em seu livro Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudo e proposições, o autor apresenta três tipos de prática de planejamento que vêm sendo feitas na escola. Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
________ é o processo de abordagem racional e científica dos problemas da educação, incluindo definição de prioridades e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional;
________ é uma tarefa multidisciplinar que tem por objeto a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos do conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem;
________ é a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo que torne o ensino seguro, econômico e eficiente.
________ é o processo de abordagem racional e científica dos problemas da educação, incluindo definição de prioridades e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional;
________ é uma tarefa multidisciplinar que tem por objeto a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos do conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem;
________ é a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo que torne o ensino seguro, econômico e eficiente.
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
O Regimento Escolar é um documento normativo que estabelece as regras e diretrizes para o funcionamento de uma instituição de ensino. Sobre o Regimento Escolar, assinale a alternativa INCORRETA: