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Concurso:
PC-BA
Disciplina:
Criminalística
Com relação aos exames comparativos dos elementos da munição, é correta a afirmação:
Concurso:
PC-BA
Disciplina:
Criminalística
Considere um automotor trafegando por uma via urbana com velocidade máxima permitida de Vmax= 40 km/h, quando, a certa altura, o motorista percebeu um pedestre atravessando a rua, vindo a atropelar o pedestre que já percorrera 3 metros sobre o leito viário, cujo corpo foi lançando uma distância de 7,1 metros, enquanto que o veículo, continuou em deslocamento, vindo a repousar a uma distância de 18 metros adiante do ponto do impacto contra o corpo do pedestre. Considere o local devidamente preservado e despreze as diferenças de altura do centro de gravidade do corpo do pedestre nas posições de pé e deitado no solo. Considere o coeficiente de atrito do piso asfáltico igual a µfm=0,2 para freio motor e igual a µrt=0,8 para roda travada. Considere a velocidade do pedestre igual a 1,86 m/s. Dos cálculos realizados chegou-se aos seguintes valores: Velocidade do veículo pela dissipação de energia cinética em freio motor Vfm= 30 Km/h; Velocidade do veículo pela dissipação de energia cinética com roda travada Vrt= 60 Km/h; Velocidade de lançamento do pedestre Vpd= 30 km/h. Distância retroagida do veículo DR= 13 metros; Ponto de não escapada na velocidade do veículo em freio motorPNEvv= 31 metros; Ponto de não escapada na velocidade de placa PNEvp= 49 metros.
Pergunta-se: com base nas evidências materiais colhidas no local do acidente qual das alternativas abaixo apresenta-se correta?
Pergunta-se: com base nas evidências materiais colhidas no local do acidente qual das alternativas abaixo apresenta-se correta?
Considere que um veículo automotor, do tipo automóvel, deslocava-se por uma rodovia reta e plana, margeada por acostamentos e lotes lindeiros no mesmo nível. A pista de rolamento e os acostamentos eram pavimentados com asfalto, com coeficiente de atrito µ1=0,8. Os lotes lindeiros possuíam, na área imediata, pavimentação com pedregulhos, com coeficiente de atrito µ2=0,6. Em seguida, vinha uma área de terra solta, com coeficiente de atrito µ3=0,5. Considere que diante de uma situação de emergência o motorista acionou o sistema de freios do automóvel, produzindo marcas de arrastamento de pneumáticos com extensão de d1=45 metros no piso asfáltico, e com extensão de d2=15 metros no piso de pedregulhos, vindo, em seguida, a ter a marcha do veículo detida na área de terra solta, após percorrê-la por d3=2 metros. Utilize a equação adaptada (Km/h) para o cálculo de velocidade por dissipação de energia cinética, onde “µ” é o coeficiente de atrito, adimensional, e “d” a extensão das marcas pneumáticas deixadas pelo veículo em metros. Admita que o veículo não sofreu danos. Quanto à velocidade com que o veículo trafegava antes de ter acionado o seu sistema de freios, é correto afirmar:
Concurso:
PC-BA
Disciplina:
Engenharia de Transportes e Trânsito
Além do interesse pericial para inferência da dinâmica e da causa do sinistro, a partir das evidências colhidas no levantamento de locais de acidentes de trânsito, qual das ações institucionais de fomento à segurança no trânsito, abaixo listadas, não se enquadra no conceito de trânsito seguro?
Concurso:
PC-BA
Disciplina:
Legislação de Trânsito
Em conformidade com o quanto dispõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no seu artigo primeiro, é correto afirmar: