Filtrar


Questões por página:
Na formação continuada docente, as aprendizagens devem ocorrer por meio de procedimentos que possibilitem aos sujeitos estabelecer um processo de ressignificação/reconstrução ou de “mudança conceitual” entre os saberes prévios e os novos saberes em aquisição. Conforme Elsa Garrido (2001), a mudança conceitual implica mudanças de ordem
Numa perspectiva da educação inclusiva, a Lei nº 12.764/2012, Art.1º, § 2º, estabelece, para todos os efeitos legais, que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com
A intencionalidade educativa está presente no processo de ensino e é indicadora das concepções de quem a propõe. Essa intencionalidade define o caminho a ser percorrido e os veículos pelos quais esse caminho será percorrido. Veiga (2004) considera dois conceitos básicos para o entendimento das diferentes abordagens do processo didático, método e técnica. Para a autora, método é
Na visão de Moran (2019), as metodologias ativas dão ênfase ao papel de protagonista dos aprendizes na sua relação dinâmica com todos os participantes e componentes do processo de ensino e aprendizagem, especialmente com os docentes. Esse processo é, ao mesmo tempo, ativo e
Ao planejar, o professor define um tema, determina os objetivos, os conteúdos a serem ensinados, o melhor caminho a ser utilizado (metodologia) e a avaliação para identificar se a aprendizagem, de fato, ocorreu. Nesse processo, o professor deve elaborar