limpar filtros
Questões por página:
A comunicação no ambiente escolar envolve múltiplas dimensões que ultrapassam o simples ato de transmitir mensagens. Considerando as especificidades da comunicação pedagógica como sistema e as interações entre seus componentes, marque o item que expressa, com maior rigor analítico, um fator essencial para sua eficácia no processo educativo.
No processo de análise e enfrentamento da evasão escolar, é comum que se atribuam causas isoladas ao fenômeno, o que pode comprometer a formulação de medidas efetivas. Diante desse contexto, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa que apresenta uma compreensão coerente e crítica sobre a complexidade do fenômeno da evasão escolar e suas possibilidades de enfrentamento.
Considerando os princípios da gestão escolar como prática educativa e os impactos das formas de organização institucional sobre a aprendizagem, assinale o item que evidencia uma compreensão crítica e integrada das relações entre gestão, cultura organizacional e formação docente no cotidiano escolar.
Considerando as exigências formativas contemporâneas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma proposta que respeite os princípios da BNCC, assegure coerência formativa entre as etapas e garanta continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança deve considerar:
Considerando os desafios da educação contemporânea e os pressupostos das metodologias ativas integradas às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs), a reconfiguração dos ambientes de aprendizagem exige novas práticas pedagógicas, currículos flexíveis e participação ativa dos estudantes. Diante desse contexto, torna-se coerente com a abordagem formativa e inovadora que: