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Em relação aos registros das atividades extensionistas pelas Instituições de Ensino Superior abre parênteses IES fecha parênteses, a Resolução CNE/[barra]CES número 7, de 18 de dezembro de 2018, determina que as IES devem incluir, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional abre parênteses PDI fecha parênteses, os seguintes termos, entre outros:
I. [UM] A concepção de extensão adotada.
II. [DOIS] O planejamento e as atividades institucionais de extensão.
III. [TRÊS] As modalidades de atividades de extensão desenvolvidas.
IV. [QUATRO] As estratégias de creditação curricular que não podem ultrapassar 10 por cento abre parênteses dez por cento fecha parênteses dos créditos totais do curso.
V. [CINCO] A política de implantação do processo autoavaliativo da extensão, mencionando estratégias e indicadores.
Estão corretos os termos
Segundo o artigo oitavo da Resolução CNE/[barra]CES número 7, de 18 de dezembro de 2018, as atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos político‑pedagógicos dos cursos, inserem‑se nas seguintes modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.
Para serem consideradas extensionistas, nos termos dessa resolução, essas modalidades devem
abre aspas Métodos ativos fecha aspas é um termo utilizado para designar um amplo espectro de estratégias para facilitar a aprendizagem, que se caracterizam principalmente por serem centradas no aluno. Quando esses métodos são utilizados, o professor altera significativamente seu papel, pois deixa de ser o transmissor de conhecimentos para agir como facilitador ou mediador no processo ensino‑aprendizagem.
Em um dos métodos ativos, abre aspas [...] colchete indicativo de corte no texto o material didático é disponibilizado para o estudante com antecedência, as abre aspas simples lições de casa fecha aspas simples são feitas em aula e o aprendizado conceitual é desenvolvido em casa. [...] colchete indicativo de corte no texto Pretende‑se com este método que os estudantes, depois de terem estudado antecipadamente os conceitos, usem a sala de aula para aprofundamento do conteúdo e realização de exercícios, principalmente em grupo fecha aspas abre parênteses Gil,2020 fecha parênteses.
Esse método ativo é conhecido como
A Lei número 10.861/[barra]2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior abre parênteses SINAES fecha parênteses, dispôs, no artigo terceiro, que a avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, considerando diferentes dimensões institucionais.
De acordo com essa Lei, são dimensões obrigatórias a serem avaliadas no SINAES, exceto:
Tendo como referência a evolução e as características do sistema brasileiro de educação superior, Macedo e colaboradores abre parênteses 2005 fecha parênteses discutem os fundamentos de uma efetiva reforma da educação superior, envolvendo a modernização do sistema, o efetivo aprimoramento da qualidade da educação brasileira e a democratização do ensino promovendo a inclusão social.
Assinale a alternativa que não atende aos fundamentos de uma reforma da educação superior defendida pelos autores.