FGV - 2014 - SEDUC-AM - Pedagogo
limpar filtros
Questões por página:
Relacione os períodos históricos aos respectivos aspectos educacionais.

1. Período Colonial
2. Período Monárquico
3. Período Republicano

( ) Numerosas escolas superiores foram criadas, mas a educação não era objeto de preocupação do governo.
( ) Numerosos colégios foram fundados pelos jesuítas por todo o país.
( ) Numerosas reformas educacionais impulsionaram a formação de um sistema público de ensino.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
As opções a seguir apresentam diretrizes sobre a avaliação no Ensino Fundamental à exceção de uma. Assinale-a.
Com relação às ações realizadas na educação brasileira no período de 1964 a 1985, analise as afirmativas a seguir.

I. Expansão do número de vagas do ensino fundamental, eliminando o analfabetismo e atingindo a universalização.

II. Investimentos na diminuição dos índices de analfabetismo de adultos, especialmente com a implementação do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).

III. Institucionalização do ensino profissionalizante no 2° grau somente para as escolas públicas.

Assinale:
Com relação às características do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Verifica a qualidade e os processos de escolha, aquisição e distribuição dos livros didáticos adquiridos.

( ) Utiliza o Censo Escolar para a aquisição dos livros a serem distribuídos.

( ) Estabelece, para a avaliação dos livros, o seguinte critério: aprovação, aprovação condicionada à correção de falhas pontuais e reprovação.

As afirmativas são, respectivamente,
A respeito dos objetivos da formação de professores, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento profissional permanente é um direito de todos os professores.
II. O desenvolvimento das competências profissionais exige uma articulação entre teoria e prática.
III. O processo de desenvolvimento profissional deve estar vinculado à melhoria das condições de trabalho.

Assinale: