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A cultura organizacional é um sistema de crenças e valores que se desenvolvem em uma organização e direcionam o comportamento de seus membros. A cultura organizacional pode ser percebida em dois níveis: o observável e o essencial. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A cultura observável pode ser percebida nos elementos da vida organizacional diária.
II. A cultura essencial consiste nos valores fundamentais que moldam e guiam o comportamento das pessoas.
III. A cultura essencial contribui efetivamente para os aspectos da cultura observável, sendo considerada um nível mais profundo da cultura observável.
Leia as situações a seguir.
Situação 1: Bernardo sempre foi um servidor público exemplar. Porém, recentemente começou a faltar com muita frequência, com justificativas evasivas. Seu superior imediato, ao perceber a situação, conversou com Bernardo e concluiu que o que poderia estar causando aquela atitude era a falta de adequação entre o trabalho e as habilidades do servidor. Bernardo já tinha mestrado, mas seu cargo era de nível médio, ou seja, a natureza e a complexidade das atividades requeridas dele eram limitadas em relação à sua capacidade.
Situação 2: Isabela fez uma mudança no setor que coordena: propôs uma comunicação mais informal e flexível no lugar da comunicação extremamente formal que sempre caracterizara o setor. Em conversa com os funcionários, percebeu que a satisfação geral aumentou pela liberdade, agilidade e facilidade gerada pelo novo formato de comunicação.
Situação 3: Melina foi aprovada como administradora em uma universidade federal. No dia anterior a uma entrevista com a área de gestão de pessoas para avaliar qual setor seria o mais adequado a ela, conversou com uma amiga que já trabalhava na mesma universidade. A amiga alertou que Melina tentasse fugir de um determinado setor, pois ninguém conseguia ficar por muito tempo lá, tendo em vista que a competitividade era um valor muito compartilhado pelos coordenadores e por alguns servidores mais antigos.
Com base no tema “comportamento organizacional”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na situação 1, pode-se afirmar que o absenteísmo é uma variável dependente do comportamento organizacional e as habilidades, uma variável independente no nível do indivíduo.
II. Na situação 2, pode-se afirmar que a comunicação é uma variável dependente do comportamento organizacional e a satisfação no trabalho, uma variável independente no nível do grupo.
III. Na situação 3, pode-se afirmar que a cultura organizacional é uma variável dependente do comportamento organizacional e a rotatividade no trabalho, uma variável independente no nível do sistema organizacional.
A comunidade universitária da UFSC é constituída pelos corpos docente, discente e técnico-administrativo, diversificados em suas atribuições e unificados em seus objetivos. Analise as afirmativas a seguir a esse respeito e assinale a alternativa correta.
I. O corpo docente é integrado por todos quantos exerçam, em nível superior, atividades de magistério. O regime de trabalho do pessoal docente é fixado em função das horas semanais de trabalho, com ou sem dedicação exclusiva. Professores visitantes não integram o corpo docente da UFSC.
II. O corpo discente é constituído pelos alunos regularmente matriculados em seus diferentes cursos. Os alunos são distribuídos nas categorias “regular” e “não regular”.
III. O corpo técnico-administrativo compreende o pessoal ocupante de cargos de nível superior, médio e de apoio. O corpo técnico-administrativo pode integrar extemporaneamente o corpo docente, conforme necessidade dos departamentos.
Em uma reunião da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma universidade federal, duas coordenadoras de setor, Isadora e Clara, debatiam sobre como a organização deveria atuar para garantir mais motivação nos servidores:
Isadora: No meu entendimento, o papel fundamental desta pró-reitoria é criar condições organizacionais e métodos de gestão pelos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais por si mesmas, dirigindo seus próprios esforços em direção aos objetivos da universidade.
Clara: Desculpe, mas eu não penso dessa forma. Acho que a pró-reitoria tem que agir, sim, caso contrário as pessoas seriam passivas em relação às necessidades da universidade ou mesmo resistiriam a elas. As pessoas devem ser persuadidas, recompensadas, controladas e, se necessário, coagidas ou punidas. Uma forma de facilitar as coisas é padronizar e dirigir as atividades em função dos objetivos da universidade.
Com base na Teoria Geral da Administração, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos A e B de organização de Chris Argyris, respectivamente.
II. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos Y e X de organização de Douglas McGregor, respectivamente.
III. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com as ideias da abordagem clássica da Administração.
Lançado em 15 de dezembro de 2021, o Banco de Talentos do governo federal é uma plataforma onde é realizado o cadastro do currículo e sua atualização pelo servidor ou empregado público que possua as credenciais utilizadas na conta Gov.br. A partir do Banco de Talentos, os gestores podem ter acesso ao repositório do capital intelectual no governo federal e, com o módulo “Oportunidades”, divulgar as oportunidades de movimentação para os servidores ou mesmo para o provimento de cargos de livre nomeação. Fonte: MINISTÉRIO DA ECONOMIA. SIGEPE – Banco de Talentos. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-ainformacao/acoes-e-programas/transformagov/catalogodesolucoes/sigepe-banco-de-talentos. Acesso em: 16 jan.2022.
Com base no tema “Gestão de pessoas: conceitos e processos”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Um banco de talentos como o do governo federal é uma forma de recrutamento externo com base em competências.
II. O processo de avaliação de desempenho pode funcionar como insumo para a construção de um banco de talentos.
III. A disponibilização de um banco de talentos pode ser considerada um serviço de informação aos servidores em relação a oportunidades internas e de oferta de diversidade de interesses e aspirações que possam servir às pessoas.
IV. Um sistema de informação de gestão de pessoas pode se basear em um banco de dados que inclua um banco de talentos para disponibilizar, em tempo real, informações sobre pessoas, capital humano e capital intelectual da empresa.