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Pedro foi recentemente admitido como servidor em uma universidade federal e logo na primeira semana presenciou uma discussão entre dois colegas de seu setor, Carlos e João:
Carlos: Estou reclamando porque o notebook não é seu; é da universidade. Não é porque você o está utilizando para trabalhar que pode levá-lo para casa sem autorização.
João: Acontece que eu me responsabilizo por ele. Caso aconteça alguma coisa, eu pago. Carlos: Não é só isso. É uma questão de cumprimento das regras. Os bens públicos não são privados!
João: Você fica muito preso às regras. É por isso que as coisas não andam no serviço público! Carlos: Não confunda as coisas! Cumprir regras não me torna uma pessoa apegada excessivamente a elas. Você sabe que eu sempre defendi mais autonomia ao gestor público. O meu interesse sempre foi nos resultados, no bom atendimento do cidadão, mas temos que fazer isso com responsabilidade!
Com base na evolução dos modelos de administração pública no Brasil e na reforma do Estado, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A atitude de João que levou Carlos a criticá-lo pode ser relacionada a uma prática comum do modelo patrimonialista de administração pública.
II. O tipo de crítica feita por João a Carlos é comumente relacionado ao modelo burocrático de administração pública.
III. Aquilo que Carlos defende no último trecho do diálogo é coerente com o modelo gerencialista da administração pública.
De acordo com a Lei nº 11.091, Capítulo V, que dispõe sobre o ingresso no cargo e das formas de desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo e assinale a afirmativa correta.
I. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, progressão por capacitação profissional ou progressão por mérito profissional.
II. O incentivo à qualificação será devido após dois anos de efetivo exercício no cargo e terá por base um percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor.
III. O ingresso nos cargos do plano de carreira far-se-á no padrão inicial do primeiro nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência.
A seguir são apresentadas algumas situações e comentários sobre elas.
Situação 1: Helena está avaliando um grupo de trabalho para saber se seus integrantes conseguem se organizar e trabalhar juntos. Tomando por base o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, identificou que os relacionamentos dos membros parecem estar mais próximos e que o grupo parece estar mais coeso do que na última vez em que fez a avaliação.
Comentário 1: O grupo de trabalho está no quarto estágio do modelo de desenvolvimento do grupo, denominado “desempenho”.
Situação 2: Carolina coordena um setor da Pró-Reitoria de Administração de uma universidade federal. Recentemente uma servidora nova passou a atuar no setor. Carolina comentou com seus colegas que ainda não consegue confiar na servidora, pois sente falta de segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento em diversas situações nas quais ela precisa agir.
Comentário 2: Entre as dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança, a dimensão não identificada por Carolina na nova servidora é a integridade.
Situação 3: Mariana, ao comentar com as servidoras de uma universidade federal onde trabalha sobre alguns fatores para garantir a eficácia de uma equipe, destacou aqueles que se enquadram na categoria “processo”.
Comentário 3: Exemplos de fatores da categoria “processo” são propósito comum, metas específicas e níveis de conflito.
Com base no tema “comportamento organizacional”, assinale a alternativa correta.
Laura está participando de um curso de especialização em Gestão de Pessoas e lhe chamou a atenção um estudo de caso apresentado com o intuito de ilustrar os critérios para a construção de um plano de remuneração. Laura destacou as seguintes informações:
Informação 1: A organização Alfa alinha os salários com os do mercado de trabalho.
Informação 2: A organização Alfa aumenta a remuneração tendo em vista o desenvolvimento obtido pelos funcionários.
Informação 3: A organização Alfa evita publicizar as remunerações entre os funcionários.
Com base no tema “Gestão de pessoas: conceitos e processos”, assinale a alternativa com a sequência correta dos critérios utilizados para a construção do plano de remuneração da organização.
Leia as situações a seguir.
Situação I: Ana atuou como fiscal em um concurso público. Tão logo as portas de acesso ao prédio onde a prova seria realizada foram fechadas, conforme o horário marcado no edital, uma candidata chegou. Ela parecia desesperada e chorava muito. Ana se sentiu mal por não poder fazer nada para ajudar. Se a decisão dependesse apenas de sua vontade, abriria a porta, afinal foram apenas alguns segundos, mas precisava seguir o edital e tratar todos os candidatos da mesma forma.
Situação II: Marisa e Elis trabalham em universidades federais distintas. Ao conversarem sobre como as instituições lidaram com o contexto da pandemia de covid-19, perceberam que, embora tenham agido de formas distintas, ambas conseguiram lidar bem com a situação e manter as atividades, o que encerrou os rumores da época de que podiam até fechar suas portas.
Situação III: No contexto da pandemia de covid-19, as universidades federais precisaram absorver novas funções e estruturas para se adaptar à situação apresentada.
Com base na Teoria Geral da Administração, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Na situação I, Ana está passando por um conflito de papéis, típico do homem funcional da teoria geral dos sistemas.
( ) Na situação I, Ana está agindo em conformidade com pelo menos duas características do modelo burocrático de organização: o profissionalismo e a impessoalidade.
( ) Na situação II, uma das características das organizações como sistemas abertos do modelo de Katz e Kahn é contrariada: a equifinalidade.
( ) Na situação II, ao conseguirem lidar bem com a situação e manter as atividades, as universidades realizaram o processo de entropia negativa, uma das características das organizações como sistemas abertos do modelo de Katz e Kahn.
( ) Na situação III, fica ilustrada uma das características das organizações como sistemas abertos que, embora pouco comum, integra o modelo de Katz e Kahn: a homeostase dinâmica.