Filtrar


Questões por página:
No debate sobre o currículo de História no ensino escolar, diferentes análises problematizam o papel da disciplina e sua relação com disputas de poder no campo educacional. Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa correta.

I. A história do ensino de História tem sido objeto de estudos de vários pesquisadores brasileiros, notadamente a partir da década de 80 do século passado, quando se debatia a reforma curricular que visava substituir os Estudos Sociais pela História e Geografia.
II. A História escolar é apresentada por essas pesquisas com abordagens diferentes, predominando uma análise preocupada em denunciar o caráter ideológico da disciplina e a forma pela qual o poder institucional manipula ou tem o poder de manipular o ensino, submetendo-o aos interesses de determinados setores da sociedade.
III. As análises apresentadas pelas pesquisas defendem que o ensino de História é neutro e independente dos interesses de determinados setores da sociedade.
Ao tratar da função social da escola de educação básica, destaca-se um elemento central para a disseminação do conhecimento socialmente produzido e para a democratização da sociedade. Nesse sentido, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A __________________ da educação básica, com indicadores precisos de qualidade e de equidade, é condição essencial para a disseminação do conhecimento socialmente produzido e acumulado e para a democratização da sociedade.
No início do período republicano brasileiro, a organização política adotada redefiniu a distribuição de competências entre o governo central e as unidades regionais. Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e marque-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa correta.

( ) A primeira Constituição da República inspirou-se no modelo norte-americano, consagrando a República Federativa liberal. A chave da autonomia dos Estados - designação dada às antigas províncias - estava no artigo 65, § 2º da Constituição. Aí se dizia caber aos Estados poderes e direitos que não lhes fossem negados por dispositivos do texto constitucional.
( ) Os Estados ficaram implicitamente autorizados a contrair empréstimos no exterior e a organizar forças militares próprias, denominadas forças públicas estaduais.
( ) A Constituição determinou que a organização da justiça seria exclusivamente federal, não permitindo aos Estados organizar uma justiça própria.
Em uma avaliação prática sobre movimentos ginásticos, os estudantes afirmam que sabem executar os movimentos, mas não conseguem entender o enunciado quando se trata de uma prova escrita, que contém frases longas e exemplos não trabalhados em aula. O professor deseja saber se o problema é realmente falta de aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta a conclusão mais adequada por parte do professor a respeito dessa situação:
Visualizar Questão Comentada
Durante o planejamento das aulas de Educação Física, o professor deseja selecionar um conteúdo que permita a participação de alunos com diferentes idades, gêneros e capacidades motoras, mantendo o foco na cooperação e no caráter não competitivo. Ele também busca uma prática que valorize elementos culturais e incentive a criatividade.

Com base nessas características, qual conteúdo é mais adequado para sua proposta?
Visualizar Questão Comentada