Filtrar


Questões por página:
Para a escolha correta do manguito na aferição da pressão arterial, o profissional deve considerar principalmente:
Para a aferição correta da pressão arterial, é indispensável a utilização de:
A enfermagem tem como finalidade principal:
A classe burguesia buscava o capitalismo e, embora fosse economicamente a classe dominante, era subordinada politicamente e juridicamente à monarquia e à igreja. Com a perda do absolutismo foram responsáveis por algumas revoluções. Sobre o assunto, correlacione as colunas abaixo.
I Revolução Puritana II Revolução Gloriosa III Revolução Francesa
( ) Ocorreu na Inglaterra no século XVII no decorrer da Guerra Civil (1640-1648) onde o rei e o parlamento se enfrentaram. O conflito deu iniciou quando o parlamento impôs ao rei Carlos I a petição dos direitos onde dizia que problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército só seriam possíveis com autorização do parlamento. ( ) Foi um acontecimento político ocorrido entre 1688 e 1689 na Inglaterra. A Inglaterra era um reino protestante, que desde 1685 tinha como monarca um rei católico, Jaime II da dinastia Stuart, que adquiriu políticas a favor de sua religião em detrimento do protestantismo. ( ) Essa revolução foi um marco na história da humanidade, porque inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa revolução também abriu caminho para a consolidação de um sistema republicano pautado pela representatividade popular, hoje chamado de democracia representativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O conceito de clientelismo, muito aplicado na história da república brasileira, se refere a um fenômeno social que relaciona “poder” e “dependência”. Acerca do assunto, analise as afirmativas que seguem:
I. O fenômeno social citado acima, se construiu na antiga República Romana onde inúmeros camponeses, despojados de suas terras, emigravam para a cidade onde seriam clientes das famílias ricas ou iriam engrossar a massa de desocupados, pobres e famintos. II. Dentre os fatores que favoreceram a prática do clientelismo no Brasil colonial podemos citar a estruturação da sociedade patriarcal fundamentada na posse da terra e de escravos, na qual os parentes pobres, pequenos proprietários e prestadores de serviços dependiam da proteção dos grandes senhores, de quem se tornavam clientes, em troca de fidelidade e obrigações. III. A concentração do poder econômico nas mãos dos grandes “coronéis”, que também assumiam grande poder político, favoreceu bastante a prática do clientelismo durante a República Velha no Brasil.
Podemos afirmar corretamente que: