Filtrar


Questões por página:
Em relação ao tratamento térmico do leite, analise as assertivas abaixo:

I. A pasteurização do leite, segundo o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), é o emprego conveniente do calor, com a finalidade de destruir a flora microbiana patogênica do leite, bem como a maior parte da flora saprófita.
II. Durante o processo de pasteurização lenta, o leite é mantido sob agitação mecânica do começo ao fim do processo, que é realizado por 60 minutos, com o leite aquecido entre 72 e 75ºC.
III. O leite UHT (Ultra High Temperature) ou UAT (Ultra-Alta Temperatura) é comumente chamado de leite longa vida.
IV. Com a finalidade de evitar a oxidação das gorduras do leite, o ar é retirado do envase de leite submetido ao processo UHT ou UAT.

Quais estão corretas?
O leite contém várias enzimas de elevada especificidade, que atuam como catalisadores bioquímicos, provocando importantes modificações em baixas concentrações. Elas chegam ao leite através da glândula mamária e ainda através de microrganismos. As enzimas de maior interesse na prática rotineira das indústrias, utilizadas para controlar o grau de aquecimento do leite, são:
O leite pasteurizado é o leite fluido submetido a um dos processos de pasteurização previstos na legislação vigente, envasado automaticamente em circuito fechado e destinado a consumo humano direto. O leite pasteurizado deve atender aos seguintes parâmetros físico-químicos:
Na Instrução Normativa n.º 77 de 26 de novembro de 2018 (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ficam estabelecidos os critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial. Para a refrigeração do leite cru na propriedade rural devem ser utilizados sistema de pré-resfriamento ou tanque de expansão direta ou ambos. Sobre este tema assinale a alternativa FALSA.
A refrigeração do leite é um ponto importante dentro da cadeia produtiva do leite e é determinada pela Instrução Normativa (IN) n.76, de 26 de novembro de 2018, alterada pela IN n.º 55, de 30 de setembro de 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Leia as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA sobre as temperaturas máximas de refrigeração do leite.