Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Uma professora de Geografia precisa organizar as etapas de um projeto interdisciplinar sobre mudanças climáticas, envolvendo grupos de alunos com tarefas distintas, prazos específicos e acompanhamento visual do progresso. Ela busca uma ferramenta exclusivamente focada em gestão de projetos, que permita criar quadros visuais para dividir etapas, atribuir responsabilidades diretamente nas tarefas e monitorar o avanço por meio de arraste de cards entre listas (como “A fazer”, “Em progresso” e “Concluído”). A ferramenta que atende a essas necessidades é:
Um professor de História deseja que os estudantes editem um texto coletivo sobre a Revolução Francesa, mas precisa que as alterações propostas sejam revisadas antes de serem incorporadas definitivamente ao documento. Para isso, ele deve orientar os alunos a utilizar o recurso do Google Docs denominado
Visualizar Questão Comentada
Em uma escola pública do campo, professores e estudantes passaram por um processo formativo voltado à melhoria da comunicação nas práticas pedagógicas. Durante os encontros, foi enfatizada a importância de compreender a comunicação como um fenômeno educativo que ultrapassa o simples ato de transmitir informações. Nesse sentido, os professores foram incentivados a refletir sobre os elementos, funções e princípios que favorecem uma comunicação pedagógica dialógica, ética e transformadora. Identifique a alternativa que cita corretamente um princípio baseado em contexto favorável à comunicação pedagógica humanizadora e crítica, segundo os fundamentos da educação dialógica.
Durante um programa de formação continuada, professores do ensino fundamental refletiram sobre os desafios da organização do espaço-tempo escolar, das interações pedagógicas e da mediação docente como elementos estruturantes do processo de ensinoaprendizagem. Uma das atividades propôs que os docentes identificassem práticas de gestão de sala de aula que superassem o controle disciplinar autoritário e promovessem o protagonismo discente. Desse modo, podemos considerar que a gestão eficaz da sala de aula, em uma perspectiva pedagógica emancipadora:
Durante um curso de formação continuada para professores da rede pública, discutiu-se a urgência de modificar práticas pedagógicas centradas na exposição oral e na reprodução de conteúdos. Um dos formadores, ao apresentar os princípios das metodologias ativas de ensino, destacou que elas estão ancoradas em teorias como o socioconstrutivismo de Vygotsky e a aprendizagem significativa de Ausubel, ressaltando a importância da mediação docente e da valorização do conhecimento prévio do aluno na construção coletiva do saber. Desse modo, assinale a alternativa que contenha as principais funções da metodologia ativa de ensino, à luz dos princípios da aprendizagem significativa e da teoria socioconstrutivista.