Filtrar


Questões por página:
No âmbito da Higiene dos alimentos, sobretudo quanto às análises microbiológicas e toxicológicas, inúmeros testes químicos são utilizados para medir a intensidade de rancificação oxidativa de alimentos ricos em lipídios.

Sobre tais testes, são considerados bons indicadores:
No que concerne às modificações físicas, químicas e biológicas dos alimentos, avalie as asserções a seguir.

I. Polissacarídeos presentes em alimentos não penetram através da membrana celular de bactérias, e por isso, devem ser previamente hidrolisados. Com isso, algumas bactérias possuem atividade pectinolítica, capaz de romper a molécula de pectina com o consequente amolecimento dos tecidos.
II. Geralmente na deterioração de carboidratos há aumento no pH da amostra, devido à produção de bases. Já com a deterioração proteica há diminuição do pH, com acidificação da amostra contaminada, decorrente da liberação de ácidos fortes.
III. Os lipídios presentes nos alimentos estão sujeitos a processos de hidrólise e fermentação que geram várias modificações, sobretudo no seu aroma. Porém, algumas bactérias não possuem lipases (Aeromonas, Pseudomonas e Staphylococcus) e tal deterioração não ocorre.

Está correto o que se afirma em

São atribuições da escola a difusão de valores e normas sociais, a promoção da interação entre estudantes e professores, a transmissão de saberes culturais e cívicos, a construção e o desenvolvimento de espaços de convivência.


Esses aspectos dizem respeito, principalmente, ao desenvolvimento de habilidades

O papel do professor na integração entre a escola e a família é estratégico para a construção do desenvolvimento educacional dos estudantes.


As opções que se seguem apresentam algumas das atribuições que dizem respeito a esse processo, à exceção de uma. Assinale-a.

No repertório das grandes contribuições para pensar a educação da primeira metade do século XX, Maria Montessori ocupa um proeminente lugar, realizando magistralmente a tarefa de repensar o processo de aprendizagem. Acerca de suas ideias, analise as afirmativas que se seguem:



I. Uma das ideias que compõem as estruturas de seu pensamento é a de que o professor deve ajudar a criança, jamais fazer por ela.


II. Insurgiu-se de maneira crítica contra o paradigma do escolanovismo, que compunha um expressivo eixo ideológico de seu tempo.


III. Defendeu a aprendizagem de coisas úteis, assim como uma formação que primasse por experiências de liberdade e de individualidade.



Está correto o que se afirma em