Filtrar


Questões por página:
“Transfira 3 gotas da solução de nitrato de chumbo para o tubo de ensaio e adicione 3 gotas da solução de iodeto de potássio. Observe o que acontece na mistura das soluções.”.
A aula experimental em laboratório de química configura uma atividade cujo objetivo é exercitar a observação e evidenciar a transformação química, seja pela mudança de coloração, formação de precipitados ou liberação de gases.
O trecho foi extraído de uma apostila de aulas experimentais de química. Nesse experimento, o aluno deverá perceber a formação de um precipitado amarelo.
Com o desenvolvimento dessa atividade, o aluno poderá perceber e concluir sobre a possível ocorrência de uma reação
“Um dos maiores defensores da inclusão de história das ciências e epistemologia no ensino de ciências é Michael Mattews, que advoga a importância tanto do ensino sobre as ciências quanto do ensino de ciências. Na sua perspectiva, ensinar sobre ciências inclui, além dos resultados científicos, a discussão de toda uma dinâmica da atividade científica: descoberta, justificação, divulgação e aceitação do conhecimento científico.”
O texto defende a inclusão de história de ciências no currículo em ação.
As opções a seguir apresentam vantagens para o uso da história das ciências, à exceção de uma. Assinale-a.
“A outra escola de pensamento defendia o método do peso equivalente. Este media o peso de um elemento segundo a quantidade relativa que reagia quimicamente com uma única quantidade de hidrogênio, ou um equivalente calculável.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Na tentativa de estabelecer um peso para o oxigênio, descobriu-se que seu peso equivalente era 8, muito embora o oxigênio tivesse peso atômico 16, já que um volume de gás oxigênio pesava 16 vezes mais do que o mesmo volume de hidrogênio.
O peso equivalente do oxigênio era a metade do seu peso atômico porque
“Aceitando a ideia de Boyle de que gases consistem de partículas minúsculas, [Dalton] logo descobriu uma propriedade fundamental dos gases, até hoje conhecida como Lei de Dalton.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Assinale a opção que apresenta corretamente a Lei de Dalton.
“Em sua busca pela pedra filosofal, os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre (...) Pouco depois de 1300, o Falso Geber descobriu o vitríolo. Ali estava um líquido que parecia dissolver, corroer quase todas as coisas e reagir com elas!”
“Além do ácido sulfúrico, o Falso Geber descreveu também como fazer ácido nítrico forte.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Os métodos usados por alquimistas, ainda que rudimentares, permitiram o isolamento de ácidos acético, lático, sulfúrico e nítrico. O último, conhecido na época como água forte, se destacava pela “assombrosa capacidade de dissolver quase tudo, exceto ouro”.
[Dados: Potenciais de Redução Padrão:
2H+ + 2e- → H2 E0 = 0,00 V NO3- + 4H+ + 3e- → NO + 2H2O E0 = 0,96 V NO3- + 2H+ + e- → NO2 + H2O E0 = 0,80 V Cu2+ + 2e → Cu E0 = 0,34 V]
Tomando o cobre como exemplo, a capacidade do ácido nítrico dissolver esse metal deve ser, à luz do conhecimento atual, justificada pela