Filtrar


Questões por página:
Devido a sua elevada reatividade, o flúor é capaz de formar compostos químicos com diversos elementos, inclusive gases nobres. Entre eles estão ClF3, BrF5 e o XeF4. As geometrias moleculares apresentadas por esses compostos são, respectivamente, iguais a
A facilidade com que os elétrons são removidos de um átomo é um indicador importante sobre seu comportamento químico. Observe o gráfico a seguir, que contém a variação de energia para as sucessivas ionizações de um elemento químico X.
Imagem associada para resolução da questão

De acordo com as informações, o elemento X é o
O ensino de Química na educação básica pode ser feito por meio da construção, do exercício e da discussão de três níveis de conhecimento: o fenomenológico, o teórico e o representacional.
Compete ao nível representacional
“Transfira 3 gotas da solução de nitrato de chumbo para o tubo de ensaio e adicione 3 gotas da solução de iodeto de potássio. Observe o que acontece na mistura das soluções.”.
A aula experimental em laboratório de química configura uma atividade cujo objetivo é exercitar a observação e evidenciar a transformação química, seja pela mudança de coloração, formação de precipitados ou liberação de gases.
O trecho foi extraído de uma apostila de aulas experimentais de química. Nesse experimento, o aluno deverá perceber a formação de um precipitado amarelo.
Com o desenvolvimento dessa atividade, o aluno poderá perceber e concluir sobre a possível ocorrência de uma reação
“Um dos maiores defensores da inclusão de história das ciências e epistemologia no ensino de ciências é Michael Mattews, que advoga a importância tanto do ensino sobre as ciências quanto do ensino de ciências. Na sua perspectiva, ensinar sobre ciências inclui, além dos resultados científicos, a discussão de toda uma dinâmica da atividade científica: descoberta, justificação, divulgação e aceitação do conhecimento científico.”
O texto defende a inclusão de história de ciências no currículo em ação.
As opções a seguir apresentam vantagens para o uso da história das ciências, à exceção de uma. Assinale-a.