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Disciplina:
Química
O método de Winkler para a determinação de oxigênio dissolvidoconsidera a fixação de O2 no momento da coleta via reação comíons Mn2+, que é adicionado ao frasco coletor junto com soluçãoalcalina de iodeto/azida.
A sequência de reações que ocorrem no momento da coleta é:
• Mn2+ + 2 OH- → Mn(OH)2 • 2Mn(OH)2 + O2 → 2 MnO(OH)2
Já no laboratório, a solução é acidificada e o precipitado édissolvido:
• MnO(OH)2 + 4 H+ → Mn4+ + 3 H2O • Mn4+ + 2 I- → Mn2+ + I2
O iodo formado é titulado com tiossulfato permitindo adeterminação do O2.
Nesta sequência de reações,1 mol de I2titulado equivale a
A sequência de reações que ocorrem no momento da coleta é:
• Mn2+ + 2 OH- → Mn(OH)2 • 2Mn(OH)2 + O2 → 2 MnO(OH)2
Já no laboratório, a solução é acidificada e o precipitado édissolvido:
• MnO(OH)2 + 4 H+ → Mn4+ + 3 H2O • Mn4+ + 2 I- → Mn2+ + I2
O iodo formado é titulado com tiossulfato permitindo adeterminação do O2.
Nesta sequência de reações,1 mol de I2titulado equivale a
Disciplina:
Química
“Mas, o que a escola, o livro didático e o professor têm feito? Trabalhado descontextualizadamente somente os níveis representacional e teórico e, principalmente, o nível representacional, incluindo aí os aspectos matemáticos desse nível.”
MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí,3ª ed., 2014
Neste texto, Machado critica o uso dos níveis de conhecimento que podem ser usados no ensino de Química.
Para atingir um balanço mais adequado entre os níveis, o professor poderia adotar em sua sala de aula
MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí,3ª ed., 2014
Neste texto, Machado critica o uso dos níveis de conhecimento que podem ser usados no ensino de Química.
Para atingir um balanço mais adequado entre os níveis, o professor poderia adotar em sua sala de aula
Disciplina:
Química
O uso de detergentes contendo fosfatos inorgânicos (detergentes não bio-degradáveis) e a aplicação de fertilizantes na lavoura provocam o aporte de fosfatos dissolvidos em sistemas aquáticos causando problemas ambientais relacionados à poluição aquática.
Embora os fosfatos não apresentem toxicidade elevada, são excelentes nutrientes e favorecem a proliferação excessiva de algas e cianobactérias. Esse fenômeno é chamado eutrofização.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
Embora os fosfatos não apresentem toxicidade elevada, são excelentes nutrientes e favorecem a proliferação excessiva de algas e cianobactérias. Esse fenômeno é chamado eutrofização.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
Disciplina:
Química
Os pontos de ebulição de 1-propanol e metoxietano são, respectivamente,97°C e 4,7°C.
Essa diferença de valores pode ser explicada pelas diferenças de estrutura molecular dos dois compostos e de forças intermoleculares que atuam em cada líquido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) ligações dipolo-induzido que se manifestam entre moléculas de 1-propanol são responsáveis pelo seu alto ponto de ebulição. ( ) ligações de hidrogênio mantém unidas as moléculas de metoxietano e são responsáveis pelo baixo ponto de ebulição. ( ) o ponto de ebulição do 1-propanol é maior devido à ação de forças de van der Waals.
As afirmativas são, respectivamente,
Essa diferença de valores pode ser explicada pelas diferenças de estrutura molecular dos dois compostos e de forças intermoleculares que atuam em cada líquido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) ligações dipolo-induzido que se manifestam entre moléculas de 1-propanol são responsáveis pelo seu alto ponto de ebulição. ( ) ligações de hidrogênio mantém unidas as moléculas de metoxietano e são responsáveis pelo baixo ponto de ebulição. ( ) o ponto de ebulição do 1-propanol é maior devido à ação de forças de van der Waals.
As afirmativas são, respectivamente,
Disciplina:
Química
SO2Cl2 sofre decomposição térmica em fase gasosa, formando SO2 e Cl2:
SO2Cl2 (g) → SO2 (g) + Cl2 (g)
A reação é conduzida em reator fechado, de 2,5L, contendo inicialmente 0,05 mol de SO2Cl2, a 600K. Dessa forma, a pressão inicial é de 1atm, totalmente devido ao reagente.
A reação segue cinética de primeira ordem, na qual o tempo de meia-vida, a 600K, é igual a 4,1h.
O tempo no qual a pressão total do sistema terá atingido um aumento de 87,5% é
SO2Cl2 (g) → SO2 (g) + Cl2 (g)
A reação é conduzida em reator fechado, de 2,5L, contendo inicialmente 0,05 mol de SO2Cl2, a 600K. Dessa forma, a pressão inicial é de 1atm, totalmente devido ao reagente.
A reação segue cinética de primeira ordem, na qual o tempo de meia-vida, a 600K, é igual a 4,1h.
O tempo no qual a pressão total do sistema terá atingido um aumento de 87,5% é