Filtrar


Questões por página:

Teve uma influência marcante no pensamento contemporâneo sobre a educação, especialmente no que diz respeito às ideias de poder, disciplina e controle social. Analisou como as instituições sociais, como escolas, hospitais e prisões utilizam métodos de controle e disciplinamento dos corpos e comportamentos dos indivíduos. Sua análise sobre a “sociedade disciplinar” examina como, ao longo do tempo, as instituições começaram a se concentrar não apenas em punir fisicamente os indivíduos, mas também em moldá-los, controlar suas ações e pensamentos de forma mais sutil e complexa.


O pensador cujas ideias estão descritas acima é

Em uma perspectiva crítica e tendo como pano de fundo o avanço do capitalismo industrial no século XVIII, Donzelot considera, no conhecido livro A Polícia das Famílias, a família um domínio “híbrido” entre o público e o privado, do qual emergem mecanismos de governo na sociedade.


Considerando tal concepção acerca da ideia de família, podemos afirmar que historicamente a família se tornou

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.

Assinale, a alternativa que NÃO pode ser considerada uma Rede Social:


Imagem associada para resolução da questão


https://www.ivancabral.com/


A charge, acima, é uma crítica:

Este autor adjetivou o Estado brasileiro como “autocrático burguês”. Para ele, essa instituição funcionaria como um instrumento político de uma ditadura de classe aberta, garantindo a “modernização”, a incorporação e a industrialização maciça. No Estado brasileiro, as forças armadas e os tecnocratas, civis e militares ocupariam posições estratégicas de liderança política ou burocrática. Segundo o autor, esse organismo se adaptaria às suas funções contrarrevolucionárias e repressivas através de várias inovações. Além disso, traria um poder político ultraconcentrado, com um executivo decidindo sem recorrer ao consentimento expresso de maiorias. Possuiria três faces salientes: democrática restrita, autoritária e facista, que se manifestariam de acordo com as necessidades conjunturais de manutenção da ordem. Por fim, serviria a interesses contraditórios das classes burguesas – nacionais e estrangeiras – considerando a estabilidade política e outros fatores concretos. Essa descrição sintetiza, em linhas gerais, a perspectiva analítica de qual representante da Sociologia brasileira?