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A prática recorrente de interrupção da fala de mulheres por colegas homens no ambiente de trabalho tem sido amplamente discutida em documentos oficiais e debates sobre equidade de gênero. Usualmente, para essa conduta, inclusive no Brasil, usa-se o termo
Mulheres assertivas, no ambiente profissional, costumam ser vistas como agressivas ou desequilibradas, enquanto homens com a mesma postura são considerados confiantes e competentes. Esse fenômeno ilustra
“O problema do poder é considerado por muitos como o mais importante para qualquer estudo da organização e do funcionamento da sociedade, havendo mesmo quem o considere o núcleo de todos os estudos sociais. Na verdade, seja qual for a época da história da Humanidade ou o grupo humano que se queira conhecer, será sempre indispensável que se dê especial atenção ao fenômeno do poder.” (Dallari,2007, p.34. Elementos de Teoria Geral do Estado)
Observando o funcionamento e a dinâmica contemporâneos da sociedade, é possível afirmar em relação ao exercício do poder:
No debate contemporâneo acerca da função social da escola pública, múltiplas perspectivas se confrontam quanto à sua capacidade de promover a formação crítica, a equidade social e a reprodução ou transformação das estruturas sociais. Considerando os principais referenciais teóricos da sociologia da educação e da filosofia política contemporânea, identifique a correta caracterização da função social da escola pública no contexto atual.
Louro (2008) problematiza o modo como a voz do homem branco construiu representações sociais que foram assumidas como verdades – a exemplo das mulheres consideradas como “o segundo sexo” ou gays, lésbicas e bissexuais como sujeitos de sexualidades “desviantes”.

Nesse contexto, a autora defende que a luta no terreno cultural se mostrou e se mostra, fundamentalmente, como uma luta em torno