Filtrar


Questões por página:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, “as instituições de educação infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação”, garantindo:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, “a educação de qualidade, como um direito fundamental, é, antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa”. Entende-se EQUIDADE como:
A cartilha "A Hora e a Vez da Família em uma Sociedade Inclusiva" destaca o papel fundamental dos pais no processo de inclusão de seus filhos. Segundo as autoras, a construção de uma sociedade inclusiva começa na família, que deve assumir uma atitude ativa e informada. Qual das seguintes posturas dos pais é INCOERENTE com as orientações do documento?
Visualizar Questão Comentada
Maria Teresa Eglér Mantoan, ao contrapor os paradigmas da integração e da inclusão, estabelece que a inclusão escolar propõe uma reestruturação radical da escola. Considerando os fundamentos dessa reestruturação, a meta da inclusão é tornar reconhecida e valorizada a diversidade como condição humana favorecedora da aprendizagem. Qual das seguintes ações pedagógicas é coerente com essa meta?
Visualizar Questão Comentada
Maria Teresa Mantoan, em sua crítica ao modelo tradicional de escola, afirma que a inclusão exige uma ruptura com práticas homogeneizadoras e meritocráticas. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A inclusão escolar é compatível com a prática de formar turmas por níveis de desempenho, pois ao agrupar os alunos "fracos", o professor pode oferecer-lhes um ensino mais adequado ao seu ritmo, garantindo a aprendizagem.

(__)A transformação da escola para a inclusão implica rever a organização do trabalho pedagógico, superando a fragmentação do conhecimento em disciplinas e promovendo projetos que articulem diferentes áreas do saber e respondam aos interesses dos alunos.

(__)Na escola inclusiva, a avaliação da aprendizagem deve ter um caráter classificatório e seletivo, utilizando provas e notas para comparar os alunos e identificar aqueles que não atingiram o padrão esperado para a série.

(__)A inclusão propõe que a escola reconheça a igualdade como ponto de partida, e não como um objetivo a ser atingido, assumindo a premissa da igualdade de inteligências e da capacidade de todos para aprender.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Visualizar Questão Comentada