Filtrar


Questões por página:
A avaliação, enquanto processo essencial da prática pedagógica, desempenha um papel fundamental na aprendizagem dos estudantes. Entre as diversas funções da avaliação, pode-se destacar:

As metodologias ativas partem do princípio de que a vida é um processo de aprendizagem ativa, de enfrentamento de desafios cada vez mais complexos. Na educação formal, existem muitas combinações possíveis de técnicas de ensino. Considerando-se a técnica da sala de aula invertida, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Ao inverter a sala de aula, é importante engajar os alunos em questionamentos e resoluções de problemas, aplicando o que foi aprendido on-line com atividades bem planejadas.


( ) A aula invertida é uma estratégia que consiste em um único formato: assistir, de forma autônoma, vídeos antes das aulas e realizar atividades presenciais depois.


( ) A estratégia da sala de aula invertida, conforme sua estrutura básica, não contempla a necessidade de instrumentos avaliativos e feedbacks aos estudantes.

Por meio do recurso lúdico, o psicopedagogo pode obter informações sobre o processo de elaboração e construção de esquemas que organizam e compõem o conhecimento em nível representativo. Com a técnica, o psicopedagogo pode identificar as modalidades de aprendizagem do sujeito. Sobre as modalidades de aprendizagem, assinalar a alternativa que preenche as lacunas CORRETAMENTE.



Quando a criança apresenta sua aprendizagem na modalidade _____________, ela traz vários assuntos enquanto realiza a atividade, conversa, pergunta, questiona, mas não costuma ouvir porque já está formulando outra pergunta. Prende-se aos detalhes e não observa o todo. Já na modalidade _____________, a criança tem dificuldade de criar, repete o que aprende sem questionar, sem investigar, é muito obediente e aceita tudo.

Assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.


Na Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem, o examinador observa os vínculos do examinando por meio de objetos e do conteúdo da aprendizagem, assim como analisa defesas, resistências e formas de enfrentamentos. Tem o propósito também de investigar o ___________________.

A aprendizagem se origina no ambiente externo, na relação com as outras pessoas e objetos, e depois se internaliza. Essa premissa vem da teoria de aprendizagem conhecida como: