Filtrar


Questões por página:
O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica do Brasil é garantido por lei. Diante desse cenário, é correto afirmar que a Educação Física na escola deve
A Educação Física escolar deve propiciar práticas pedagógicas reflexivas e inclusivas ancoradas em documentos oficiais, como as leis de inclusão da pessoa com deficiência. Com base nesse contexto, a abordagem pedagógica inclusiva no ensino do esporte adaptado ocorre, adequadamente, quando
Ao trabalhar os conhecimentos sobre o corpo nas aulas de Educação Física no ensino médio, o professor pode propiciar aos estudantes a compreensão das múltiplas significações dessa temática. Nesse contexto, o professor deve
Leia o relato a seguir, escrito por um professor de Educação Física do ensino médio que, durante a pandemia e o ensino remoto emergencial, refletiu sobre sua prática pedagógica.

As possibilidades de atuação pedagógica com os saberes e fazeres do corpo em movimento são inúmeras na Educação Física escolar. No entanto, com a realidade da pandemia do Covid-19 e, consequentemente, com a adoção das medidas de controle e combate a partir do distanciamento social, muitos saberes e fazeres necessitaram de readequação, assim, a realidade escolar precisou aderir ao ensino remoto e, junto a esse, novas formas de ensinar e aprender também necessitaram ser construídas.

Fonte: Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira. Possibilidades e diálogos no ensino remoto: Olimpíadas, Paralimpíadas e Cultura de Movimento. In: Educação Física e multiplicidade de conhecimentos: implicações na cultura de movimento, saúde, lazer e educação profissional,2023, p.137. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2292. Acesso em: 28 mai.2025.

Considerando a situação relatada e suas implicações para o planejamento e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física atuantes no ensino médio no contexto das escolas públicas brasileiras, analise as afirmativas e assinale a opção correta.
O planejamento participativo possibilita que os estudantes ampliem seu envolvimento com o processo de aprendizagem. Essa estratégia metodológica pode ser utilizada na Educação Física para