Questões de Concurso
Filtrar
16.910 Questões de concurso encontradas
Página 67 de 3.382
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Chapecó - SC
Disciplina:
Pedagogia
Citando Vygotsky, o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó - SC (2023, p.22) considera que o brincar constitui uma prática criativa do ser humano, em que imaginação, fantasia e realidade se entrelaçam, possibilitando às crianças novas formas de interpretar, expressar e agir, além de abrir caminhos para a construção de diferentes modos de se relacionar socialmente com outras crianças e com adultos.
A partir dessa conceituação, é correto afirmar que, com relação ao brincar, é papel do professor da Educação Infantil:
A partir dessa conceituação, é correto afirmar que, com relação ao brincar, é papel do professor da Educação Infantil:
Concurso:
Prefeitura de Chapecó - SC
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas abaixo sobre o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó, SC (2023).
1. Nas práticas pedagógicas, é essencial disponibilizar diferentes materiais e suportes, permitindo que as crianças os explorem em seus processos de criação e vivência, respeitando o ritmo e a individualidade de cada uma, seja em pequenos ou grandes grupos.
PORQUE
2. Essa diversidade de recursos favorece a expressão das singularidades em produções individuais e coletivas, que, ao serem compartilhadas em exposições nos espaços da instituição, ampliam as trocas de percepções, ideias, informações e conhecimentos por meio da Arte.
Assinale a alternativa correta a respeito dessas afirmativas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reafirma a importância da inclusão no contexto escolar, destacando o direito de todos os estudantes à aprendizagem e participação.
Assinale a alternativa correta sobre a inclusão escolar segundo a BNCC.
Assinale a alternativa correta sobre a inclusão escolar segundo a BNCC.
De acordo com o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Chapecó (2019), os projetos de trabalho pedagógico são estratégias que possibilitam aprendizagens significativas, integrando conteúdos escolares e experiências sociais.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Os projetos devem ser desenvolvidos com base em cronogramas rígidos, sem flexibilizações, para manter a rotina escolar inalterada.
( ) Os projetos de trabalho devem limitar-se a conteúdos previamente definidos, desconsiderando os interesses e vivências dos estudantes.
( ) A metodologia de projetos permite que estudantes dos Anos Iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sejam protagonistas, relacionando os temas às suas experiências e necessidades de aprendizagem.
( ) Projetos de trabalho têm caráter apenas lúdico, sem impacto significativo no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Os projetos devem ser desenvolvidos com base em cronogramas rígidos, sem flexibilizações, para manter a rotina escolar inalterada.
( ) Os projetos de trabalho devem limitar-se a conteúdos previamente definidos, desconsiderando os interesses e vivências dos estudantes.
( ) A metodologia de projetos permite que estudantes dos Anos Iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sejam protagonistas, relacionando os temas às suas experiências e necessidades de aprendizagem.
( ) Projetos de trabalho têm caráter apenas lúdico, sem impacto significativo no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Leia atentamente o enunciado:
A teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, defende que a aprendizagem ocorre de forma mais eficaz quando os novos conteúdos se relacionam com os conhecimentos prévios do estudante, fazendo sentido para ele. Dentro dessa perspectiva, uma aula estruturada com base na Aprendizagem Significativa deve contemplar diferentes etapas, entre elas a construção de sentido.
Assinale a alternativa que indica corretamente o principal objetivo da etapa de construção de sentido em uma aula baseada na Aprendizagem Significativa.
A teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, defende que a aprendizagem ocorre de forma mais eficaz quando os novos conteúdos se relacionam com os conhecimentos prévios do estudante, fazendo sentido para ele. Dentro dessa perspectiva, uma aula estruturada com base na Aprendizagem Significativa deve contemplar diferentes etapas, entre elas a construção de sentido.
Assinale a alternativa que indica corretamente o principal objetivo da etapa de construção de sentido em uma aula baseada na Aprendizagem Significativa.