Questões de Concurso
Filtrar
16.910 Questões de concurso encontradas
Página 897 de 3.382
Questões por página:
Questões por página:
Considerando o paradigma da inclusão, um importante princípio concernente a esse contexto educacional é
Um aluno do segundo ano do ensino fundamental apresenta um comportamento fortemente marcado por agitação, esquecimento, dificuldade de concentração, inquietação e compulsão na fala.
A necessidade educacional especial que corresponde à descrição acima é
A necessidade educacional especial que corresponde à descrição acima é
Os atuais avanços metodológicos e o desenvolvimento das técnicas de análise, bem como a profusão de estruturas conceituais, facilitam a criação de conhecimento, enquanto simultaneamente tendem a reduzir-se tematicamente os âmbitos de trabalho e de especialização de cada pesquisador ou pesquisadora. Neste momento encontramo-nos ante o risco de perder visões de conjunto, devido à excessiva compartimentação das parcelas do saber em espiral babélica, bem como aos inúmeros jargões específicos, um tanto obscurantistas, de cada uma delas. Deste modo, se reduz o fluxo de informações entre as pessoas dedicadas à pesquisa de diferentes disciplinas e subdisciplinas, assim como entre as comunidades científicas e o resto da sociedade.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado, p.67.
O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado, p.67.
O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.394/1996) estabelece que a educação consiste nos processos formativos que se desenvolvem nas instituições de ensino e pesquisa, além de outros arranjos sociais.
As opções abaixo expressam esses arranjos, à exceção de uma. Assinale-a.
As opções abaixo expressam esses arranjos, à exceção de uma. Assinale-a.
Não é mais aceitável conviver com uma escola onde os alunos, ao entrarem, “pendurem” no cabide imaginário das convenções protocolares sua auto-estima e sua alegria em se conhecer, suas mágoas e suas frustrações.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.62.
O trecho acima adverte para a necessidade de se desenvolver na escola as capacidades
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.62.
O trecho acima adverte para a necessidade de se desenvolver na escola as capacidades