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Gesueli (2009), no capítulo intitulado “A narrativa em Língua de Sinais: um olhar sobre classificadores”, relata a análise feita sobre os classificadores utilizados em narrativas de duas crianças surdas na faixa etária de 6-7 anos de idade, pertencentes ao Programa “Linguagem e Surdez”, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (CEPRE/FCM/UNICAMP). A narrativa foi produzida em sala de aula em momentos de interação com o professor surdo e com o professor ouvinte. Os dados da pesquisa são um recorte de um momento de conversa livre, no qual a criança conta um fato vivenciado por ela juntamente com sua família e amigos. Abaixo serão mostrados os classificadores que a autora toma como referencial, presentes nos trabalhos de Pimenta (2000) e Ovideo (2000). Associe-os com as descrições que os seguem:
I) GRANDE
II) DESPEJAR ENCHER
III) TRAMPOLIM
IV) AFUNDAR E MERGULHAR
( ) A configuração da mão representa a forma de uma parte do corpo (CL-PC), no caso, a criança utiliza a mão para representar o movimento das pernas pulando.
( ) Neste sentido, consideramos como classificador do tipo descritivo (CL-D) que é utilizado para descrever a aparência, formato do objeto, tamanho do objeto.
( ) Encontramos o classificador do corpo (CL -C) representado pela parte superior do corpo, em que a criança utiliza os braços erguidos sobre a cabeça.
( ) Classificador denominado de elemento (CL-E), utilizado em concordância com o verbo para explicar a quantidade de líquido gasta para encher a piscina.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:
O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e o art.18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, no capítulo III, “Formação do Professor de Libras e do Instrutor de Libras”, explicita as formações requeridas para os professores da Libras. Vejamos abaixo:
Art.4º A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
Art.5º A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue.
Art.6º A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de:
I) cursos de educação profissional;
II) cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e
III) cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação.
Marque a alternativa que contém o(s) artigo(s) complementado(s) por parágrafos cujos textos dispõem que “as pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação previstos no caput”.