Questões de Concurso
Filtrar
550 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 110
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
Segundo Iavelberg (2015), Ana Mae Barbosa, que organizou a Proposta Triangular, afirmou que a Proposta se apresenta como abertura à contextualização, valorização da cultura de origem e atenção ao contexto de interculturalidade próprio do país.
Dessa forma, a Proposta, sua fundamentação e referências situam
Dessa forma, a Proposta, sua fundamentação e referências situam
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
Para Barbosa (2022), o Modernismo antropofágico fracassou na sua função descolonizadora pela ação da ditadura nefasta do Estado Novo (1937 – 1945), mas os modernistas geraram para o ensino da Arte o duradouro Movimento de Educação Expressionista, defendido por Mário de Andrade (1893 – 1945) e Anita Malfatti (1889 – 1964).
Nesse contexto, a autora aponta por parte dos primeiros modernistas, em relação ao ensino da Arte,
Nesse contexto, a autora aponta por parte dos primeiros modernistas, em relação ao ensino da Arte,
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
Leia o texto a seguir:
Em torno de 1870, na busca de um modelo que estabelecesse a união entre criação e técnica, isto é, entre arte e sua aplicação à indústria, os intelectuais e políticos (especialmente os liberais) brasileiros comprometeram-se profundamente com os modelos de Walter Smith para o ensino da Arte nos Estados Unidos, que passaram a divulgar no Brasil.
(A. M. Barbosa, “Ensino do desenho e da arte no Brasil”, 2018/2019. Adaptado)
Para a autora, um dos principais divulgadores do modelo de Walter Smith no Brasil, a partir dos Pareceres sobre a reforma do ensino primário e secundário, foi
Em torno de 1870, na busca de um modelo que estabelecesse a união entre criação e técnica, isto é, entre arte e sua aplicação à indústria, os intelectuais e políticos (especialmente os liberais) brasileiros comprometeram-se profundamente com os modelos de Walter Smith para o ensino da Arte nos Estados Unidos, que passaram a divulgar no Brasil.
(A. M. Barbosa, “Ensino do desenho e da arte no Brasil”, 2018/2019. Adaptado)
Para a autora, um dos principais divulgadores do modelo de Walter Smith no Brasil, a partir dos Pareceres sobre a reforma do ensino primário e secundário, foi
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
Para Barbosa (2018/2019), o primeiro produto cultural brasileiro de origem erudita, que foi trazido de Portugal e recebeu, por meio da criação popular, características que podem ser consideradas de cunho nacional, foi o
Concurso:
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Disciplina:
Educação Artística
Sobre o histórico do ensino da Arte no Brasil, analise as assertivas a seguir:
I. A partir da década de 1980, constitui-se o movimento “Arte-educação”, inicialmente com o objetivo de conscientizar e integrar os profissionais da área, resultando na mobilização de grupos de educadores tanto da educação formal como não formal.
II. Com ensino polivalente em Arte na década de 1970, as linguagens artísticas puderam atender pedagogicamente às suas especificidades, compondo um espaço de aprendizado amplo e aprofundado.
III. A década de 1990 e o início dos anos 2000 foram marcados por tendências educacionais no ensino brasileiro, que estabelecem as relações entre a educação estética e a educação artística dos estudantes.
Quais estão INCORRETAS?
I. A partir da década de 1980, constitui-se o movimento “Arte-educação”, inicialmente com o objetivo de conscientizar e integrar os profissionais da área, resultando na mobilização de grupos de educadores tanto da educação formal como não formal.
II. Com ensino polivalente em Arte na década de 1970, as linguagens artísticas puderam atender pedagogicamente às suas especificidades, compondo um espaço de aprendizado amplo e aprofundado.
III. A década de 1990 e o início dos anos 2000 foram marcados por tendências educacionais no ensino brasileiro, que estabelecem as relações entre a educação estética e a educação artística dos estudantes.
Quais estão INCORRETAS?