Questões de Concurso
Filtrar
486 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 98
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“É necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais. Uma educação musical que parta do conhecimento e das experiências que o jovem traz de seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para a humanização de seus alunos.” (PCN de Arte,1998, p.79)
Sobre o ensino e aprendizagem de música nas escolas, assinale a alternativa correta:
Sobre o ensino e aprendizagem de música nas escolas, assinale a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Nosso país sempre produziu arte, mesmo antes de sermos colonizados. Essa necessidade de interpretar e expressar pensamentos e as formas de apreensão está em todas as culturas do mundo. Leia as assertivas abaixo sobre a expressão e identidade cultural brasileira e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) É por meio da arte e seus símbolos que podemos nos compreender melhor e conhecer o nosso próprio país.
( ) As manifestações artísticas brasileiras nos revelam o processo de emancipação e de constituição de nossa identidade, pela assimilação, transformação e reelaboração das matrizes estéticas trazidas de fora pelos colonizadores.
( ) Para usufruir de tudo que a arte brasileira nos proporciona, tanto quando produzimos como quando apreciamos, precisamos desenvolver habilidades relacionadas à observação, atenção, memória, análise, síntese, orientação espacial, sentido de dimensão, pensamento lógico e pensamento criativo. Tais habilidades nos permitem perceber como os elementos da linguagem artística foram organizados.
( ) A arte produzida no Brasil não pode ser considerada arte brasileira, pois tem grande carga de influência europeia (como o Barroco, por exemplo), dessa forma a única arte genuinamente brasileira é aquela produzida pelos povos originários, antes da colonização.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
( ) É por meio da arte e seus símbolos que podemos nos compreender melhor e conhecer o nosso próprio país.
( ) As manifestações artísticas brasileiras nos revelam o processo de emancipação e de constituição de nossa identidade, pela assimilação, transformação e reelaboração das matrizes estéticas trazidas de fora pelos colonizadores.
( ) Para usufruir de tudo que a arte brasileira nos proporciona, tanto quando produzimos como quando apreciamos, precisamos desenvolver habilidades relacionadas à observação, atenção, memória, análise, síntese, orientação espacial, sentido de dimensão, pensamento lógico e pensamento criativo. Tais habilidades nos permitem perceber como os elementos da linguagem artística foram organizados.
( ) A arte produzida no Brasil não pode ser considerada arte brasileira, pois tem grande carga de influência europeia (como o Barroco, por exemplo), dessa forma a única arte genuinamente brasileira é aquela produzida pelos povos originários, antes da colonização.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
De acordo com Brito (1999, p.27-28), os instrumentos podem se agrupar pela forma de como produzem o som.
I - Idiofones. 1 – Pandeiro.
II - Membranofones. 2 – Xilofone.
III - Cordofones. 3 – Harpa.
IV - Aerofones. 4 – Clarinete.
Associe os instrumentos à nomenclatura correta de acordo com os sons que produzem e assinale a alternativa CORRETA:
I - Idiofones. 1 – Pandeiro.
II - Membranofones. 2 – Xilofone.
III - Cordofones. 3 – Harpa.
IV - Aerofones. 4 – Clarinete.
Associe os instrumentos à nomenclatura correta de acordo com os sons que produzem e assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Berthold Brecht (1898-1956), dramaturgo judeu-alemão, dedicou-se a pensar novos rumos para o teatro de seu tempo. Sobre Brecht e seu teatro revolucionário, preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Brecht pensou em um teatro que se constituísse em instrumento de luta política na defesa do ideal anarcomarxista e da propaganda explícita das novas relações de trabalho e poder nas sociedades socialistas comunistas criadas a partir da revolução russa de 1917.
( ) Brecht criou também a peça didática, que consiste em peças voltadas para o ensino de teatro nas escolas, onde as peças abordam temas didáticos de outras disciplinas eletivas do currículo.
( ) Criou o chamado teatro épico que não buscava envolver afetivamente o público, mas sim distanciando-o pelo efeito de estranhamento da realidade cenicamente apresentada.
( ) O novo teatro épico de Brecht exigia uma dramaturgia que lhe permitisse cumprir a função de conscientizar o público da luta entre classes sociais antagônicas no capitalismo.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
( ) Brecht pensou em um teatro que se constituísse em instrumento de luta política na defesa do ideal anarcomarxista e da propaganda explícita das novas relações de trabalho e poder nas sociedades socialistas comunistas criadas a partir da revolução russa de 1917.
( ) Brecht criou também a peça didática, que consiste em peças voltadas para o ensino de teatro nas escolas, onde as peças abordam temas didáticos de outras disciplinas eletivas do currículo.
( ) Criou o chamado teatro épico que não buscava envolver afetivamente o público, mas sim distanciando-o pelo efeito de estranhamento da realidade cenicamente apresentada.
( ) O novo teatro épico de Brecht exigia uma dramaturgia que lhe permitisse cumprir a função de conscientizar o público da luta entre classes sociais antagônicas no capitalismo.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Foi em clima de otimismo e crença na transformação da sociedade que nasceu o cinema brasileiro moderno, do qual o ______________ foi um exemplo maior. Os cinemanovistas - formados nas sessões dos cineclubes, na crítica cinematográfica produzida nas páginas de cultura dos jornais e, sobretudo, nas ongas e constantes discussões em torno do cinema e da realidade do país, desejavam, acima de tudo, fazer filmes, ainda que fossem ‘ruins’ ou ‘mal feitos’, embora ‘estimulantes’, conforme opiniões da época.” (MASCARELLO,2006, p.289)
Sobre o cinema brasileiro, assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
Sobre o cinema brasileiro, assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente: