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Questões por página:
Sobre a criação da fotografia, é INCORRETO afirmar que:

Sobre o artista Candido Portinari, analisar os itens.



I. É um dos maiores artistas brasileiros do século XX. Retratou com grande emoção a cultura, a infância, as mazelas e as questões sociais do Brasil, contribuindo para que a cultura brasileira fosse reconhecida em âmbito internacional.


II. Grande admirador do artista Alfredo Volpi, produziu um grande painel, a obra chamada Guernica.


III. Filho de imigrantes alemães, teve uma infância pobre numa fazenda com plantações de milho e algodão. Desde muito cedo já expressava gosto pela arte, começando a pintar já adulto.



Está CORRETO o que se afirma:

“As orientações didáticas referem-se às escolhas do professor quanto aos conteúdos selecionados para o trabalho artístico em sala de aula. Referem-se aos direcionamentos para que os alunos possam produzir, compreender e analisar os próprios trabalhos e apreender noções e habilidades para apreciação estética e análise crítica do patrimônio cultural artístico.” (PCN de Arte,1998, p.94)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte trazem algumas ações que o professor pode desenvolver em sala de aula. Leia as assertivas abaixo acerca dessas ações:

I- O professor na sala de aula é primeiramente um observador de questões, como o que os alunos querem aprender, quais as suas solicitações, que materiais escolhem preferencialmente, que conhecimento têm de arte, que diferenças de níveis expressivos existem, quais os mais e os menos interessados, os que gostam de trabalhar sozinhos e em grupo, e assim por diante. A partir da observação constante e sistemática desse conjunto de variáveis e tendências de uma classe, o professor pode tornar-se um criador de situações de aprendizagem. A prática de aula é resultante da combinação de vários papéis que o professor pode desempenhar antes, durante e depois de cada aula.
II- Antes da aula: o professor é um pesquisador de fontes de informação, materiais e técnicas; o professor é um apreciador de arte, escolhendo obras e artistas a serem estudados; o professor é um criador na preparação e na organização da aula e seu espaço; o professor é um reprodutor de conhecimento da arte, o professor de arte é um profissional solitário da escola.
III- Durante a aula: o professor é um incentivador da produção individual ou grupal; o professor propõe questões relativas à arte, interferindo tanto no processo criador dos alunos (com perguntas, sugestões, respostas de acordo com o conhecimento que tem de cada aluno etc.) como nas atividades de apreciação de obras e informações sobre artistas (buscando formas de manter vivo o interesse dos alunos, construindo junto com eles a surpresa, o mistério, o humor, o divertimento, a incerteza, a questão difícil, como ingredientes dessas atividades).
IV- Depois da aula: o professor não precisa ser articulador das aulas, ele precisa apenas seguir o conteúdo dos livros didáticos de arte; o professor é avaliador de cada aula particular (contando com instrumentos de avaliação que podem ocorrer também durante o momento da aula, realizados por ele e pelos alunos) e do conjunto de aulas que forma o processo de ensino e aprendizagem; tal avaliação deve integrar-se no projeto curricular da sua unidade escolar.

Está(ão) CORRETO(S):
“Os desenhos são nossas primeiras manifestações artísticas, culturais e sociais. Esta é uma herança deixada há milhões de anos pelo homem pré-histórico, que com suas representações nas cavernas, expressam uma linguagem em forma de desenhos rupestres que são marca de sua existência histórica e saberes culturais.” (OLIVEIRA,2010, p.49)

Leia as assertivas a seguir sobre o desenho:
I- Os desenhos rupestres já não são mais foco de estudos interpretativos dos cientistas, pois os estudos já se esgotaram e já sabemos tudo sobre os desenhos rupestres e seus significados que representam rituais mágicos, linguagem pictórica de comunicação.
II- Os desenhos não são meras representações das visualidades do mundo, as visualidades demonstradas nos desenhos nos reportam a cultura do povo, suas formas de vida, experiências sociais e culturais, portanto são formas de linguagens bem peculiares, com saberes e características próprias de individualidades e de produções coletivas sobre o mundo físico, o contexto e sobre a cultura produzida historicamente e as individualidades de quem as produziu.
III- O desenho antecede, ou seja, serve de esboço ou croqui para representar ou apresentar as diversas modalidades da Cultura Visual, como: a pintura, a gravura, o design, a escultura, a fotografia, webdesign e as histórias em quadrinhos.
IV- O desenho é uma forma de educação perceptiva, tendo uma importância decisiva na gênese da inteligência infantil, mas que o aprendizado do desenho deve superar aspectos espontaneístas e utilitaristas.

Está(ão) CORRETO(S):
“Em seu apogeu, a ilha de Marajó pode ter tido mais de 100 mil habitantes. Entre eles havia diversos artistas que fabricavam objetos (...). Esses objetos sugerem que a cultura marajoara atingiu alto grau de sofisticação e complexidade social e política.” (GARCEZ,2006, p.15)

Há vestígios de culturas amazônicas com alto grau de desenvolvimento artístico. Assinale a alternativa que traz exemplos desses objetos artísticos do povo marajoara: