Filtrar


Questões por página:
A respeito de um gênero musical difundido no século XIX no Brasil, leia o trecho a seguir.
Canção de estilo peculiar, camerística, desenvolvida na segunda metade do século XVIII inicialmente em Portugal e posteriormente no Brasil. A origem deste gênero musical está relacionada à progressiva ascensão da burguesia e, consequentemente, com a mudança de hábitos da nobreza, surgiu uma prática musical doméstica ou de salão destinada a um entretenimento mais leve e menos erudito que aquele proporcionado pela ópera e pela música religiosa. Assim, a música doméstica urbana, praticada por amigos e familiares em festas ou momentos de lazer, privilegiou formas de pequeno número de intérpretes, de fácil execução técnica e, por vezes, com referências ao canto operístico.
Adaptado de Paulo C. Botelho. Violão Brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, p.30
O trecho refere-se ao gênero musical denominado:
Questão Anulada
O baião é um gênero musical originário do Nordeste do Brasil, popularizado nos anos 1940 pelo sanfoneiro Luís Gonzaga com o lançamento da música “Asa Branca” e difundido pelo rádio, tornando-se um gênero presente em todo o país, bem como no Rio Grande do Norte.
Assinale a opção que apresenta corretamente características do gênero baião popularizado pelas gravações de Luís Gonzaga.
A atividade artística a que chamamos gravura pode ser realizada em diversos materiais, meios e técnicas. O processo de gravura cuja matriz é realizada em madeira e em pedra, são chamadas, respectivamente, de

Observou-se que esse momento do processo é muito descontraído e propicia uma interação familiar como se fosse uma brincadeira onde as crianças experimentam, aprendem e descobrem as propriedades da argila. Conhecer a sequência inteira para realizar uma determinada forma depende de uma sucessão sutil de gestos, hábitos herdados e repetidos. A escola é um local onde também é transmitido o conhecimento das tradições dos Suruí. [...] Percebemos também neste caso que há um encontro de gerações. [...] E de fato, constatamos que todos os procedimentos para a fabricação destas cerâmicas, são extremamente elaborados e dirigidos especificamente para a obtenção de um resultado de alta qualidade funcional e estética.

(In: VIDAL, Jean-Jacques Armand. A Presença da Cerâmica nos Mitos e Ritos do Povo Paiter Suruí. UNESP)


De acordo com o texto acima, o que garante a precisão técnica da cerâmica do povo Paiter Suruí é

O artista uruguaio Joaquim Torres Garcia desenvolveu, a partir do conceito de juguetes transformables, (jogos transformáveis) uma série de brinquedos de madeira, compostos por peças intercambiáveis, de modo que a criança poderia desmontá-las e voltar a montá-las como quisesse. Esse trabalho, em sua potência educativa, remete ao conteúdo: