Filtrar


Questões por página:
Leia o texto a seguir:

Em torno de 1870, na busca de um modelo que estabelecesse a união entre criação e técnica, isto é, entre arte e sua aplicação à indústria, os intelectuais e políticos (especialmente os liberais) brasileiros comprometeram-se profundamente com os modelos de Walter Smith para o ensino da Arte nos Estados Unidos, que passaram a divulgar no Brasil.

(A. M. Barbosa, “Ensino do desenho e da arte no Brasil”, 2018/2019. Adaptado)

Para a autora, um dos principais divulgadores do modelo de Walter Smith no Brasil, a partir dos Pareceres sobre a reforma do ensino primário e secundário, foi
Para Barbosa (2018/2019), o primeiro produto cultural brasileiro de origem erudita, que foi trazido de Portugal e recebeu, por meio da criação popular, características que podem ser consideradas de cunho nacional, foi o
Sobre o histórico do ensino da Arte no Brasil, analise as assertivas a seguir:

I. A partir da década de 1980, constitui-se o movimento “Arte-educação”, inicialmente com o objetivo de conscientizar e integrar os profissionais da área, resultando na mobilização de grupos de educadores tanto da educação formal como não formal.
II. Com ensino polivalente em Arte na década de 1970, as linguagens artísticas puderam atender pedagogicamente às suas especificidades, compondo um espaço de aprendizado amplo e aprofundado.
III. A década de 1990 e o início dos anos 2000 foram marcados por tendências educacionais no ensino brasileiro, que estabelecem as relações entre a educação estética e a educação artística dos estudantes.

Quais estão INCORRETAS?
A criatividade é a habilidade de gerar, avaliar e aprimorar ideias, resultando em soluções originais e úteis num contexto específico. Na área de Arte, ela é um elemento fundamental, permitindo a expressão e a criação artística dos estudantes. Um dos principais meios para que a criatividade possa ser estimulada e ampliada é através do contato e experiências com:
O ensino de Arte na escola envolve diversas abordagens e práticas que visam desenvolver a criatividade e a expressão artística dos alunos. É fundamental que os professores reconheçam a importância de práticas educativas que promovam a reflexão crítica e a valorização da diversidade cultural, elementos que são essenciais para uma prática pedagógica eficaz no ensino da Arte. Dessa forma, a metodologia de ensino é a essência que conduz a prática. Quando ela é estruturada sobre três eixos principais interconectados, é chamada de