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Para os professores de Arte, é imprescindível a necessidade de ressignificar sua formação, dado as transformações do mundo contemporâneo. Assim, é CORRETO afirmar que a formação docente em Arte se estabelece a partir de licenciaturas:
A dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. O conhecimento das artes gera expectativas para o aluno, EXCETO:
A experiência da percepção rege o processo de conhecimento da arte, ou seja, a compreensão estética e artística. Dentre as opções abaixo qual a que está CORRETA mediante essa percepção?
A arte desenvolve áreas do conhecimento como a percepção visual e auditiva, estimula a expressão corporal, o pensamento analógico e a reflexão, também tem importância nos trabalhos manuais e na intuição do sujeito. Com isso, podemos afirmar que a arte acontece em nossa sociedade:

Isabel Marques e Fábio Brazil apresentam a seguinte reflexão no seu livro “Arte em questões”:


“Se permitirmos que a relação entre a Arte na escola e arte fruída socialmente se torne inócua, por que mantê-la nos currículos escolares? Se, para grande parcela da população, o professor de Arte ainda tem pouca importância no contexto da escolarização básica; se a Arte tem pouco interesse na escola e o professor raramente é valorizado como interlocutor de conhecimento e produtor de linguagem, para que insistir em mantê-los nas propostas curriculares? Não seriam ambos dispensáveis, Arte e professor especialista na área? Não deveriam ter o mesmo destino que tiveram o Latim, a Educação Moral e Cívica e as Prendas Domésticas que já habitaram nossos currículos? Seria a arte uma ‘língua morta’? Uma questão de foro pessoal/familiar? Um tipo de ‘prenda’ dispensável?” Marques, Isabel A.; Brazil, Fábio. Arte em questões (Portuguese Edition). Cortez Editora. Edição do Kindle. Localização de 263 a 268.


De acordo com o texto, analise as sentenças a seguir sobre a finalidade da arte.


I- O acesso à arte por meio da escola formal não é, necessariamente, o início de um caminho para sistematizar, ampliar e construir conhecimento nas diferentes linguagens artísticas que nos possibilitam interagir no mundo de forma diferenciada.


II- Qualquer pessoa, tendo sua escolarização lhe garantido ou não esse direito, pode vir a reconhecer o quanto do conhecimento, das leituras de mundo, das impressões e expressões da humanidade está registrado pela arte, presentificado pela arte, concretizado num trabalho de arte, mobilizado no fazer artístico.


III- Arte é conhecimento, cujo direito é universal, mas não é um conjunto de saberes que são imprescindíveis para que o cidadão possa inteligir, experienciar e atuar no mundo.


Está(ão) CORRETO(S):