Filtrar


Questões por página:
Considere a seguinte situação:
Uma professora de Artes começa o semestre letivo apresentando aos alunos um projeto que envolverá diversas técnicas artísticas ao longo do curso. Antes de iniciar o ensino dessas técnicas, a docente decide realizar uma atividade para compreender o nível de habilidade e conhecimento prévio de cada aluno em relação aos conteúdos que serão abordados. Com base nessa situação, quando a professora realiza essa atividade, ela está aplicando uma:
Julgue as sentenças abaixo como Verdadeiras ou Falsas.

1. ( ) Ana Mae Barbosa é uma teórica de destaque no ensino de arte no Brasil, conhecida por desenvolver a abordagem triangular, que se concentra no fazer artístico, na análise da obra de arte e na compreensão do contexto cultural.
2. ( ) Conhecida por seu trabalho sobre estética e a imaginação social na educação, Maxine Greene defendia a arte como meio para despertar a consciência crítica e a capacidade de imaginar mundos alternativos, promovendo uma educação voltada para a liberdade.
3. ( ) Inspirada nas ideias de Herbert Read e Paulo Freire, a pedagogia do projeto foca no aprendizado ativo e participativo.

A sequência correta é:
Analise as afirmações a seguir sobre o movimento Tropicália.

I. A Tropicália foi um movimento musical que se caracterizou pela fusão de diversos gêneros musicais, incluindo o rock, o samba, e a música popular brasileira, refletindo uma postura de experimentação e inovação artística.
II. Um dos marcos do movimento Tropicália foi o álbum "Tropicália ou Panis et Circencis" que contou com a participação de diversos artistas, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Os Mutantes.
III. A Tropicália teve uma duração prolongada, estendendo-se por toda a década de 1970 e de 1980 consolidando-se como a principal tendência na música popular brasileira durante esse período.
IV. A estética tropicalista também influenciou outras áreas além da música, como o cinema, o teatro e as artes visuais, propondo uma nova forma de expressão cultural que dialogava com a contemporaneidade.

Estão corretas as seguintes proposições.
A percepção estética é resultado de um processo ativo de interação entre sujeito, cultura e ambiente. Considerando as teorias da percepção e da criação artística, analise as proposições abaixo:

( ) O estudo da arte exige uma abordagem interdisciplinar que articule leis de organização perceptiva, modelos computacionais e ecológicos, hipóteses neuroestéticas, processos criativos individuais e estruturas socioculturais, elementos que em conjunto possibilitam a emergência da obra.
( ) A percepção delineia o campo de possibilidades que a criação pode explorar; a criação, por sua vez, transforma e recalibra a própria percepção, ampliando a capacidade humana de ver e significar — do gesto que sugere movimento à atribuição de sentido a objetos cotidiano.
( ) A criação artística bem-sucedida pode ser compreendida como um fenômeno simultâneo de engenharia de informação, coreografia de ações corporais e negociação institucional que legitima sua inserção no mundo da arte.

A sequência correta é:
Durante uma aula sobre o cinema brasileiro, uma professora de Arte convida os alunos a analisarem cenas do filme Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, e a relacionarem seus elementos estéticos e políticos com o movimento do Cinema Novo.

Sobre o Cinema Novo, assinale a alternativa correta.