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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte para o Ensino Fundamental propõem uma abordagem para o ensino da área que busca superar práticas tradicionais. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A proposta de Arte nos PCN se estrutura em torno de três eixos norteadores: o fazer artístico (produção), a apreciação (leitura de obras) e a reflexão sobre a arte (contextualização histórica e cultural).

(__)O ensino de Arte deve se limitar a atividades de livre expressão e ao desenvolvimento da criatividade, sem a necessidade de apropriação de conhecimentos específicos sobre as linguagens artísticas ou sobre a história da arte.

(__)Os conteúdos de Arte devem abranger a diversidade de manifestações artísticas, incluindo as artes visuais, a dança, a música e o teatro, e valorizar tanto a produção erudita quanto a popular e a de diferentes culturas.

(__)A avaliação em Arte deve se concentrar exclusivamente na qualidade estética do produto final do aluno, comparando-o a um padrão de beleza predefinido, sem considerar o processo de criação e a expressividade individual.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de:
Na BNCC, cada uma das quatro linguagens do componente curricular Arte – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades. Além dessas, uma última unidade temática explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Essa unidade temática denomina-se:
No PCN, os conteúdos da área de Arte estão organizados de tal maneira que possam atender aprendizagens cada vez mais complexas no domínio do conhecimento artístico e estético, seja no exercício do próprio processo criador, pelo fazer, seja no contato com obras de arte e com outras manifestações presentes nas culturas ou na natureza. Nesse sentido, o conjunto de conteúdos se articula em três eixos norteadores. São eles:
A Escolinha de Arte do Brasil alterou o panorama do ensino artístico de sua época, multiplicando as experiências na área de arte e educação em diversas regiões do país. Sua criação está na base do Movimento Escolinhas de Arte – MEA, que congrega diversas escolinhas de arte, nos anos 1950,1960 e 1970: a do Rio de Janeiro, a da Bahia e a do Recife, por exemplo. Conforme Ana Mae Barbosa, três mulheres fizeram das Escolinhas a grande escola modernista do ensino da arte no Brasil. São elas: