Filtrar


Questões por página:
No que se refere ao período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o século VI depois de Cristo, assinale a alternativa correta.
Sobre o conceito de lazer ao longo da história, analise as afirmações a seguir:

I. Desde os primeiros estudos sobre lazer, ele tem sido reconhecido como um meio significativo para a crítica social.

II. Na Antiguidade Clássica, o lazer e o ócio eram vistos como oportunidades para reflexão e questionamento, mas, ao mesmo tempo, estavam associados a uma visão de menosprezo pelo trabalho.

III. O lazer era uma prática exclusiva das classes trabalhadoras, como guerreiros, agricultores e artesãos, sendo desconsiderado pelos filósofos e intelectuais.


Com base nessas afirmações, assinale a alternativa correta:
Bittencourt (2005), em sua obra, discute a importância da construção de uma identidade nacional no ensino de história. Considerando essa perspectiva e os debates atuais sobre diversidade e inclusão, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre a construção da identidade nacional e a pluralidade de narrativas históricas.
Considerando as discussões presentes em "Ensino de História: Desafios Contemporâneos", sobre a importância da educação patrimonial no ensino de história, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre a educação patrimonial e a construção da identidade nacional:
Novais (1986) analisa a crise do sistema colonial como um processo complexo, influenciado por diversos fatores internos e externos. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre a crise do sistema colonial e a Revolução Francesa.