Questões de Concurso
Filtrar
888 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 178
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Santa Teresa - ES
Disciplina:
Pedagogia
A atuação ética do professor de Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças sob sua responsabilidade. Sobre o contexto, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Santa Teresa - ES
Disciplina:
Pedagogia
A metodologia do ensino de matemática é diferente e particular, sendo que, ainda assim passa por algumas dificuldades. Sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem de Matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) A prática pedagógica centrada na memorização de fórmulas é considerada eficaz para promover aprendizagem significativa.
(__) Alunos que conseguem decorar fórmulas e repetir métodos obtêm automaticamente melhores resultados nas avaliações externas.
(__) A abordagem tradicional de ensino, em que o professor é o centro do processo e os alunos são meros receptores, é apontada como uma das causas das dificuldades no ensino de Matemática.
(__) O uso de metodologias que incentivem o raciocínio lógico e a resolução de problemas pode contribuir para a superação das dificuldades na aprendizagem de Matemática.
A sequência está correta em:
(__) A prática pedagógica centrada na memorização de fórmulas é considerada eficaz para promover aprendizagem significativa.
(__) Alunos que conseguem decorar fórmulas e repetir métodos obtêm automaticamente melhores resultados nas avaliações externas.
(__) A abordagem tradicional de ensino, em que o professor é o centro do processo e os alunos são meros receptores, é apontada como uma das causas das dificuldades no ensino de Matemática.
(__) O uso de metodologias que incentivem o raciocínio lógico e a resolução de problemas pode contribuir para a superação das dificuldades na aprendizagem de Matemática.
A sequência está correta em:
Concurso:
Prefeitura de Santa Teresa - ES
Disciplina:
Pedagogia
A teoria da psicogênese da língua escrita destaca a importância de compreender os níveis de desenvolvimento da escrita pelas crianças. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) No nível silábico-alfabético, a criança entende completamente a relação entre fonemas e grafemas.
(__) A fonetização da escrita inicia-se no nível silábico e culmina no nível alfabético.
(__) No nível pré-silábico, a criança ainda não compreende que as letras possuem valor sonoro e representam unidades da fala, como sílabas ou fonemas.
(__) O progresso da criança na escrita ocorre por meio da superação de conflitos cognitivos em relação ao sistema de representação.
A sequência está correta em
(__) No nível silábico-alfabético, a criança entende completamente a relação entre fonemas e grafemas.
(__) A fonetização da escrita inicia-se no nível silábico e culmina no nível alfabético.
(__) No nível pré-silábico, a criança ainda não compreende que as letras possuem valor sonoro e representam unidades da fala, como sílabas ou fonemas.
(__) O progresso da criança na escrita ocorre por meio da superação de conflitos cognitivos em relação ao sistema de representação.
A sequência está correta em
Concurso:
Prefeitura de Santa Teresa - ES
Disciplina:
Pedagogia
A psicologia sócio-histórica de Vigotski trouxe contribuições importantes para a educação infantil, especialmente sobre o papel da linguagem e da brincadeira no desenvolvimento da criança. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
Concurso:
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Disciplina:
Pedagogia
“Frequentemente nos custa muito parar para ouvir os outros, estamos muito mais preocupados em que nos ouçam, porém pouco dispostos a ouvir. O ouvir os outros e aprender a vê-los como são realmente é fundamental para as relações interpessoais, em especial para os professores, que devem de estar muito atentos e poder, assim, agir melhor na realidade” (MOSQUERA E STOBÄUS,2004, p.97).
No que se refere aos níveis de análise comunicacional no ambiente de uma sala de aula, por exemplo, o nível que analisa a comunicação entre as pessoas, a maneira como os indivíduos se afetam mutuamente e, assim, se regulam e controlam uns aos outros é o
No que se refere aos níveis de análise comunicacional no ambiente de uma sala de aula, por exemplo, o nível que analisa a comunicação entre as pessoas, a maneira como os indivíduos se afetam mutuamente e, assim, se regulam e controlam uns aos outros é o