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“Élisée Reclus considera que a constante tensão entre trabalhadores e patrões independentes do momento histórico, leva a possíveis "janelas" para transformações. Para ele, os trabalhadores, ao se colocarem em marcha para transformar sua realidade miserável, não se deixam enganar por infinitas ideologias e propagandas das classes dominantes, podendo assim ocorrer uma evolução social inclusive uma revolução. Na sua visão uma sociedade melhor e mais justa, só ocorre se ocorrer um progresso de evolução individual dos seus membros. Com Élisée Reclus a dialética, o Materialismo Histórico, começou a protagonizar os trabalhos sociais críticos” (Silva,2019, p.241). O ensino de geografia segundo Élisée Reclus. Disponível em https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/eleb 2019/2 artigos/c001.html)


Tendo como fundamento o texto acima e os estudos sobre a História do Pensamento Geográfico, é possível afirmar corretamente que Élisée Reclus pode ser considerado o precursor da:

“O processo de transição do feudalismo para o capitalismo manifestou-se a nível continental na Europa. Porém, não de forma homogênea. Ao contrário, obedecendo a particularidades, em cada país onde se apresentou. Existiram, assim, vias singulares de desenvolvimento do capitalismo, que engendraram manifestações ímpares. A Geografia será filha de uma destas singularidades” (Moraes,2005, p.57. Geografia: pequena história crítica.)


O texto acima trata do contexto histórico de expansão das relações capitalistas de produção na Europa e ajuda a explicar o motivo pelo qual a geografia moderna “nasce” em determinado país europeu. Assinale a opção correta quanto a esse país:

A ciência geográfica moderna começa a dar os seus primeiros passos no século XVIII, através de reflexões no campo da filosofia e se consolida como campo do conhecimento relativamente independente no século XIX. Considerando a consolidação da ciência geográfica ao longo do século XIX, podem ser considerados os pais fundadores da geografia moderna:

Ao longo da história da Educação Física brasileira, diferentes correntes influenciaram a forma como o corpo, a saúde e a educação foram concebidas, desde modelos voltados ao controle biológico até perspectivas críticas e emancipatórias. Considerando essas matrizes teórico-históricas, associe as correntes às suas características:



Correntes históricas:


1. Higienista;


2. Militarista;


3. Pedagogicista;


4. Crítico-superadora.



Características:


( ) Ênfase na disciplina corporal e preparação física.


( ) Valorização da formação integral e crítica do sujeito.


( ) Educação Física voltada ao controle de doenças e prevenção higienista.


( ) Ênfase nos aspectos psicomotores e no desenvolvimento infantil.



A sequência correta é:

Em conformidade com o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, analise as proposições a seguir e coloque V para verdadeiro e F para falso:



( ) No Estatuto da criança e do adolescente está assegurado o acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos, primos e demais familiares que frequentem o ciclo de ensino da educação básica.


( ) No Estatuto da criança e do adolescente está previsto que é dever da instituição de ensino, assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.


( ) O Estatuto da criança e do adolescente dispõe sobre o dever do estado em assegurar à criança e ao adolescente com deficiência o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.


( ) Não há uma previsão no estatuto da criança e do adolescente acerca da oferta de ensino noturno regular contemplando o adolescente trabalhador.


( ) No Estatuto da criança e do adolescente está previsto que pais ou responsáveis devem obrigatoriamente matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.



Assinale a alternativa correta.