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Sabemos que a educação é um direito de todos, incluindo de estudantes com Deficiência. É preciso pensar uma educação inclusiva em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, compreendendo práticas pedagógicas que atendam às necessidades de cada indivíduo. Nesse contexto, analise as proposições a seguir e coloque V para verdadeiro e F para falso:



( ) É assegurado a pessoa com deficiência o direito a um sistema educacional inclusivo de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades.


( ) Incumbe ao poder público a oferta de educação bilíngue para pessoas surdas.


( ) Pensando em assegurar uma educação inclusiva nos espaços educacionais, é direito da pessoa com deficiência, a disponibilização de professores para o Atendimento Educacional Especializado.


( ) É direito da pessoa com deficiência, a disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.


( ) Os sistemas educacionais devem garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem do estudante com deficiência.



Pode-se dizer que a opção correta é:

Durante o atendimento em um serviço de neurologia, uma fonoaudióloga avalia um paciente adulto que, após traumatismo cranioencefálico, apresenta dificuldade em nomear objetos e compreender ordens complexas, embora mantenha a articulação da fala preservada.

Esse quadro é compatível com:
Uma escola pública solicita o apoio do fonoaudiólogo para avaliar alunos com dificuldade de atenção e desempenho escolar abaixo do esperado. Após triagem auditiva, são identificadas alterações no processamento auditivo central.

Nesse contexto, a atuação do fonoaudiólogo deve incluir:
Durante uma avaliação fonoaudiológica em uma clínica-escola, uma estudante de Fonoaudiologia grava partes da sessão para fins de estudo. Posteriormente, o profissional supervisor descobre que o vídeo foi compartilhado em um grupo de mensagens com outros alunos, sem a autorização do paciente ou de seus responsáveis.

De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, a conduta ética correta do profissional diante dessa situação é:
Durante a avaliação audiológica, um paciente de 55 anos relata dificuldade para compreender a fala em ambientes ruidosos, especialmente em locais com várias pessoas falando ao mesmo tempo. A audiometria tonal revela perda auditiva neurossensorial bilateral, simétrica e progressiva, predominante em altas frequências.

Com base nesse quadro, é correto afirmar que o paсіente apresenta: