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Concurso:
SEFAZ-RS
Disciplina:
Governança de TI
Considere as seguintes assertivas sobre o documento chamado "Termo de Abertura do Projeto", previsto para ser elaborado em um dos processos do PMBOK, 5ª Edição:
I. O Termo de Abertura do Projeto, também chamado de Project Charter, é um documento que autoriza, formalmente, a existência de um projeto.
II. Esse Termo é usado para fornecer a descrição de alto nível do produto, serviço ou resultado do projeto, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos requisitos detalhados.
III. O Termo de Abertura do Projeto dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar os recursos organizacionais às atividades do projeto.
Quais estão corretas?
I. O Termo de Abertura do Projeto, também chamado de Project Charter, é um documento que autoriza, formalmente, a existência de um projeto.
II. Esse Termo é usado para fornecer a descrição de alto nível do produto, serviço ou resultado do projeto, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos requisitos detalhados.
III. O Termo de Abertura do Projeto dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar os recursos organizacionais às atividades do projeto.
Quais estão corretas?
Concurso:
SEFAZ-RS
Disciplina:
Governança de TI
Em muitas instituições e empresas, existe uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e que facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. Sobre essa estrutura organizacional, considere, ainda, os seguintes aspectos: (1) ela pode ser de suporte, de controle ou diretiva; (2) essa estrutura organizacional reúne os dados e informações de projetos estratégicos corporativos e avalia como os objetivos estratégicos de nível mais alto estão sendo alcançados; e (3) ela pode ter responsabilidades que vão desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até a responsabilidade real pelo gerenciamento direto de um ou mais projetos. Esse tipo de estrutura organizacional, segundo o PMBOK, 5ª Edição, é chamado de:
A ITIL visa a permitir o alinhamento entre a área de TI e as demais áreas de negócio, com o objetivo de garantir a agregação de valor à organização. Nesse sentido, tendo por foco o funciona mento de uma área de TI, o principal objetivo da ITIL é fornecer:
ITIL define um conjunto de melhores práticas para os processos em uma área de TI, com a finalidade de agregar valor às áreas de negócio de uma organização. O modelo de referência de processos ITIL propõe as áreas a seguir descritas.
I- Suporte ao Serviço – os processos concentram-se nas tarefas de execução diária, necessárias à manutenção dos serviços de TI já entregues e em utilização pela organização.
II- Entrega do Serviço – os processos concentram-se nas atividades de planejamento a longo prazo dos serviços que serão demandados pela organização e na melhoria dos serviços já entregues e em utilização pela organização.
Nas áreas I e II, são processos de Gerenciamento, respectivamente:
I- Suporte ao Serviço – os processos concentram-se nas tarefas de execução diária, necessárias à manutenção dos serviços de TI já entregues e em utilização pela organização.
II- Entrega do Serviço – os processos concentram-se nas atividades de planejamento a longo prazo dos serviços que serão demandados pela organização e na melhoria dos serviços já entregues e em utilização pela organização.
Nas áreas I e II, são processos de Gerenciamento, respectivamente:
Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software. Nesse contexto, analise os dois métodos abaixo, amplamente utilizados na prática atual da engenharia de software.
I- Abordagem que considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e as representa como fases de processo separadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste, e assim por diante.
II- Abordagem que intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, sendo um sistema desenvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas, quando, então, é refinado com as entradas do cliente para produzir um sistema que satisfaça as suas necessidades.
Essas definições caracterizam duas abordagens, respectivamente denominadas Métodos de Processos:
I- Abordagem que considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e as representa como fases de processo separadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste, e assim por diante.
II- Abordagem que intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, sendo um sistema desenvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas, quando, então, é refinado com as entradas do cliente para produzir um sistema que satisfaça as suas necessidades.
Essas definições caracterizam duas abordagens, respectivamente denominadas Métodos de Processos: