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“A natureza competitiva do contexto contemporâneo dos negócios, deslocou a perspectiva tradicional da avaliação do desempenho como uma prática de recursos humanos, para o enfoque da gestão de desempenho, um processo de gerenciamento das pessoas e das equipes, norteado pelo pressuposto de que a efetividade organizacional depende da efetividade humana”. (Sousa, 2009)

Diante dessa afirmação, assinale a opção incorreta.

Considere o processo de gestão de competências e analise as questões que se seguem. Após, assinale a opção correta.

I. Na gestão de pessoas por competências, o treinamento se refere ao desenvolvimento de competências da pessoa com vistas ao cargo que ocupa.

II. Na gestão por competências, a organização preocupa-se com a adequação do perfil da pessoa ao atendimento de demandas presentes e futuras.

III. A gestão de competências deve estar em perfeita sintonia com a estratégia organizacional, pois é a visão estratégica da organização que orienta as políticas e diretrizes organizacionais e todos os esforços de captação e do desenvolvimento de competências.

Leia o texto que se segue e responda as questões abaixo.

Entre os pesquisadores do tema Liderança, surgiram Blake e Mouton que desenvolveram uma ideia de grade gerencial. “De acordo com esse modelo explicativo de liderança, o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa (eixo X) e, muita ou pouca ênfase para as pessoas (eixo Y). A grade, desse modo baseia-se na visão bidimensional da liderança, atribuindo valores aos dois estilos. A combinação dos dois estilos cria cinco possibilidades principais (conforme figura abaixo).”

Possibilidade 1;1) Administração precária: a permanência como membro da organização requer um mínimo de esforço para fazer o serviço.
Possibilidade 1;9) Administração do tipo: "Clube de campo": uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento das pessoas produz uma atmosfera amigável e em ritmo de trabalho confortável.
Possibilidade 5;5) Administração do tipo “funcionário": o desempenho adequado da organização é alcançado por meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório.
Possibilidade 9;1) Autoridade e obediência: a eficiência das operações é produto de um sistema de trabalho no qual a interferência do elemento humano é mínima.
Possibilidade 9;9) Administração do tipo “gerência de equipes”: o trabalho é realizado por pessoas comprometidas; a interdependência que resulta do sentido de “mesmo barco” produz um ambiente de relacionamento de confiança e respeito.

Imagine que você deve selecionar um perfil de liderança, utilizando a grade de liderança de Blake e Mouton, para ocupar o cargo de chefia em um grupo de supervisores das máquinas que compõem uma linha de produção que tem como característica principal o funcionamento automatizado. Qual das possibilidades principais de perfis descritos pelos pesquisadores se refere a: um Líder voltado para as tarefas e um Líder negligente, respectivamente?

Analise as afirmativas abaixo, indicando C para certa e E para errada. A seguir, assinale a opção que indica a sequência correta.

( ) Todas as organizações desenvolvem uma cultura.

( ) O elemento mais simples e mais explícito da cultura é a linguagem.

( ) Os novos integrantes das organizações devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver.

( ) Artefatos e comportamentos são elementos da cultura que dificilmente se revelam.

Analise as afirmativas, assinalando C para certa e E para errada. A seguir, assinale a opção que indica a sequência correta. Considerando as abordagens de departamentalização, pode-se affirmar:

( ) a departamentalização funcional é o tipo de agrupamento mais comum na qual a ênfase é colocada na especialidade da unidade organizacional.

( ) a abordagem matricial combina a abordagem divisional e a abordagem por equipes em que a ênfase é colocada nos projetos e processos.

( ) na abordagem divisional, cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para produzir o produto ou o serviço ou parte deles.