Filtrar


Questões por página:
A realização de Eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações é recomendada na avaliação inicial de todos os pacientes comInsuficiência Cardíaca (IC), para avaliarsinais de cardiopatia estrutural como hipertrofia ventricular esquerda, isquemia miocárdica, áreas de fibrose, distúrbios da condução atrioventricular, bradicardia ou taquiarritmias, que podem demandar cuidados e tratamentos específicos. Vários desses aspectos são marcadores prognósticos em muitas cardiopatias.
(Comitê Coordenador da Diretriz de Insuficiência Cardíaca. Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. Arq. Bras. Cardiol.2018.)
De acordo com as orientações da Diretriz citada, NÃO é considerado um marcador de pior prognóstico na avaliação eletrocardiográfica na IC:
Visualizar Questão Comentada
Paciente, sexo masculino,65 anos, hipertenso, tem suspeita diagnóstica de insuficiência cardíaca congestiva. Tem queixa de dispneia aos moderados esforços, dispneia paroxística noturna e ortopneia. Ao exame físico constatou-se ritmo cardíaco regular em três tempos (presença de B3), frequência cardíaca de 105 bpm, crepitações pulmonares em bases, hepatomegalia, edema simétrico de membros inferiores e extremidades frias. De acordo com a Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, é considerado um sinal mais específico de insuficiência cardíaca:
Visualizar Questão Comentada

Mãe de bebê de 4 meses de idade pergunta ao pediatra sobre a conservação do leite materno em casa, pois, devido ao encerramento de sua licença-maternidade, ela voltará a trabalhar fora, mantendo a alimentação com seu leite para o bebê.



Nesse contexto, qual resposta à mãe é correta?

Visualizar Questão Comentada

Lactente do sexo masculino, com 8 meses de idade, em aleitamento materno e alimentação complementar iniciada, é trazido para o atendimento pediátrico. A mãe tem recente diagnóstico de infecção pelo HIV e procura atendimento para a criança, pois está com medo de ter contaminado seu filho. Ela apresenta a carteirinha de pré-natal, em que as sorologias de HIV de 1º e 3º trimestre eram negativas, e mostra o resumo de alta da maternidade, em que consta teste rápido de HIV da mãe no momento do parto, que foi negativo.



Qual é a conduta correta a ser adotada nesse caso?

Visualizar Questão Comentada

Lactente do sexo feminino, com 4 meses de idade, em aleitamento materno exclusivo, nascida a termo e tendo nascido com 2850 gramas, comparece para consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde. Sua mãe fez pré-natal adequadamente, e o parto ocorreu sem intercorrências.



De acordo com as atuais diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, qual dose profilática de ferro elementar deve ser, nesse momento, administrada a essa criança?

Visualizar Questão Comentada