Questões de Concurso
Filtrar
14.780 Questões de concurso encontradas
Página 142 de 2.956
Questões por página:
Os parâmetros para inclusão de doenças e agravos na lista de notificação compulsória devem obedecer a alguns critérios. Assinale a alternativa que traz CORRETAMENTE a definição dos mesmos:
Sobre Vigilância Epidemiológica e suas ações, leia os itens abaixo e classifique-os como (V) verdadeiro ou (F) falso:
(__)São funções da vigilância epidemiológica: coleta de dados; processamento de dados coletados; análise e interpretação dos dados processados. Cabe à vigilância sanitária a recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas.
(__)A coleta de dados ocorre na atenção básica. Cabe aos níveis mais complexos apenas a assistência em tempo hábil.
(__)A disponibilidade de indicadores demográficos e socioeconômicos é primordial para a caracterização da dinâmica populacional e das condições gerais de vida, as quais se vinculam os fatores condicionantes da doença ou agravo sob vigilância.
De acordo com a classificação dos itens acima, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Considerando o processo de trombopoiese, assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirmar a seguir:
(__)É o processo de formação de plaquetas a partir de megacariócitos maduros, cuja liberação para a circulação é mediada principalmente pela trombopoietina.
(__)As plaquetas desprendem-se dos megacariócitos maduros diretamente na linfa por fragmentação citoplasmática, posteriormente migrando para a corrente sanguínea.
(__)A trombopoiese ocorre na medula óssea e em outros locais de hematopoiese, como o baço.
(__)A trombopoiese também pode ocorrer nos pulmões, onde alguns megacariócitos maduros residem após deixar a medula óssea.
Está CORRETA, na respectiva ordem, a seguinte sequência:
I- Foliculose: presença de pequenos folículos difusos, sem inflamação, mais frequentes no fórnix e desaparecendo em direção à margem palpebral. A pálpebra superior é pouco afetada e associa-se à hiperplasia linfoide generalizada observada em crianças; II- Conjuntivite folicular tóxica: como a conjuntivite viral pelo Adenovírus, geralmente associada a sintomas sistêmicos agudos, enterovírus e herpes simplex; III- Conjuntivite de inclusão: observada após uso prolongado de drogas tópicas oculares como, por exemplo, mióticos (pilocarpina) e idoxiuridina, ou uso de cosméticos ou ainda na conjuntivite pelo vírus do molusco contagioso (Molluscipox vírus). Há presença de folículos, que no caso de uso de cosméticos, podem estar pigmentados.
Dos itens acima:
K Sensação de calor, fraqueza. X Sudorese, fome, parestesias. Y Tremor, palpitações, ansiedade e nervosismo. W Confusão e dificuldade de concentração, astenia. Z Dificuldade em falar, visão distorcida.
São considerados sintomas neuroglicopênicos os apresentados nos itens: