Filtrar


Questões por página:
De acordo com os Parâmetros para atuação do Assistente Social na Política de Assistência Social (CFESS,2011, p.26) este profissional ao integrar “a equipe dos/as trabalhadores/as no âmbito da Assistência Social, podem contribuir para criar ações coletivas de enfrentamento as situações”.
Partindo desse princípio, o trabalho interdisciplinar, deverá estar orientado:
I. Pela perspectiva de totalidade.
II. Deverão responsabilizar o indivíduo pela sua condição socioeconômica.
III. No âmbito do trabalho em equipe, resguardar o sigilo profissional, de modo que estes/as não podem e não devem encaminhar a outrem informações, atribuições e tarefas que não estejam em seu campo de atuação.
IV. Na elaboração conjunta dos documentos que embasam as atividades em equipe interdisciplinar, devem registrar todas as informações.
V. Criação de espaços, que possibilitem a discussão e reflexão dos referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o trabalho profissional.
É CORRETO afirmar sobre o trabalho interdisciplinar na Política de Assistência Social:
O capitalismo contemporâneo vem trazendo profundas transformações, a partir dos anos 1990, impulsionados pela nova divisão internacional do trabalho, acarretando de forma acentuada seus efeitos sobre a classe que vive do trabalho.
(Antunes,2018).
O capitalismo vem provocando ao mesmo tempo, EXCETO:
“O pensamento racionalista formal, predominante no capitalismo monopolista, mantém-se irredutível em aceitar a unidade teoria/prática”.
(Guerra,2007, p.170).
Com base na citação da autora, o racionalismo formal abstrato, tem como fundamento, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada
“[...] O projeto profissional se vincula a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem exploração, dominação de classe, etnia e gênero”.
(Netto,2009, p.155)
É CORRETO afirmar sobre o projeto profissional do assistente social:
Visualizar Questão Comentada
“O processo de surgimento e desenvolvimento das grandes entidades assistenciais – estatais, autárquicas ou privadas é também o processo de legitimação e institucionalização do Serviço Social”
(Iamamoto; Carvalho, p.2013, p.326)
Sobre a institucionalização da prática profissional do assistente social, o que se pode considerar, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada