Filtrar


Questões por página:
Menina com passado de prematuridade, atualmente com 6 meses de idade cronológica e 4 de idade corrigida, é atendida em consulta ambulatorial. Durante a consulta, a criança teve seus marcos do desenvolvimento avaliados e foi classificada como “alerta para o desenvolvimento”, conforme a caderneta da criança do Ministério da Saúde, uma vez que não atingia um dos marcos esperados para a faixa etária. Qual marco a criança deveria ter atingido?
Criança de dois anos que pesa 15kg é atendida em serviço de urgência, com relato de vários episódios de diarreia com fezes líquidas nas últimas 24 horas. Ao exame, encontrava-se com estado geral grave, desidratada, letárgica, afebril, mal perfundida. Os olhos estavam fundos, e as mucosas, muito secas. Foi incapaz de beber líquidos oferecidos. Os pulsos periféricos estavam fracos.
Como deve ser a prescrição de hidratação para a criança nesse momento, de acordo com o Ministério da Saúde?
Criança com 18 meses de idade, previamente hígida, é levada à emergência pediátrica, com três dias de história de febre de 38,5º C, exantema maculopapular difuso e um episódio isolado de vômito. De antecedentes sociais e familiares, mora em casa com reservatório de água destampado e possui familiares com quadros semelhantes de síndrome febril. Exame físico sem outros achados, além dos já descritos. Prova do laço negativa.
Qual conduta imediata estaria indicada de acordo com as orientações do Ministério da Saúde?
Gestante com 39 semanas de idade gestacional dá entrada na maternidade com quadro de dor em baixo ventre. No pré-natal, apresentou VDRL 1:32. Realizou tratamento para sífilis, com 3 doses semanais de penicilina benzatina, iniciadas 25 dias antes do parto. Parceiro também tratado. Evoluiu com parto normal, sem intercorrências. Criança com boas condições de vitalidade e exame físico normal. No recém-nascido (RN), realizada radiografia de ossos longos, coleta de LCR e exames laboratoriais, todos sem alterações.
Qual conduta imediata seria a mais indicada para o RN, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde?
Gestante com 40 semanas e 5 dias de gestação é internada na maternidade, com quadro de dor em baixo ventre. Pré-natal completo, testes rápidos na internação normais. Durante o acompanhamento, optou-se por indicar cesárea de urgência, pois foi percebida redução dos batimentos cardiofetais. Ao nascer, a criança apresentou boas condições de vitalidade, com choro forte e bom tônus. Além disso, encontrava-se banhada em líquido amniótico meconial.
Qual conduta estaria adequada para este caso?