Filtrar


Questões por página:
A Educação Especial, conforme o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, é compreendida como um conjunto de serviços que apoia, complementa e suplementa o currículo, integrando a proposta pedagógica da escola, para que a oferta de recursos de apoio, materiais de acessibilidade, tecnologia assistiva e formação continuada possam instrumentalizar o estudante e o professor no contexto da sala de aula. Assim, assinale a alternativa correta sobre a Educação Especial no Currículo de Referência de MS.
Visualizar Questão Comentada
A professora de Ciências deseja elaborar práticas a serem aplicadas com seus alunos que promovam o pensamento crítico, a investigação e o protagonismo, conforme orientações da BNCC. Nesse contexto, indique uma proposta coerente com princípios pedagógicos e orientações curriculares para o ensino de Ciências.
A comunicação no ambiente escolar envolve múltiplas dimensões que ultrapassam o simples ato de transmitir mensagens. Considerando as especificidades da comunicação pedagógica como sistema e as interações entre seus componentes, marque o item que expressa, com maior rigor analítico, um fator essencial para sua eficácia no processo educativo.
Visualizar Questão Comentada
No processo de análise e enfrentamento da evasão escolar, é comum que se atribuam causas isoladas ao fenômeno, o que pode comprometer a formulação de medidas efetivas. Diante desse contexto, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa que apresenta uma compreensão coerente e crítica sobre a complexidade do fenômeno da evasão escolar e suas possibilidades de enfrentamento.
Considerando os princípios da gestão escolar como prática educativa e os impactos das formas de organização institucional sobre a aprendizagem, assinale o item que evidencia uma compreensão crítica e integrada das relações entre gestão, cultura organizacional e formação docente no cotidiano escolar.