Filtrar


Questões por página:
O diabetes mellitus é uma condição clínica, que se estima afetar cerca de 463 milhões de pessoas no mundo na faixa etária de 20 a 79 anos. As alterações metabólicas decorrentes do diabetes mellitus estão associadas a uma gama de alterações agudas e crônicas no organismo e a periodontite é uma dessas condições por ela modificadas. Considere as afirmativas a seguir sobre o diabetes e a periodontite.

I- Os pacientes diabéticos não controlados possuem uma suscetibilidade maior à periodontite.
II- Os pacientes diabéticos não controlados podem apresentar abscessos periodontais com maior frequência
III- O estado de hiperglicemia oriundo do diabetes promove um aumento do processo inflamatório (sistêmico) que leva a um aumento do estresse oxidativo o que pode levar a uma alteração da composição do biofilme subgengival.
IV- Os estudos demonstram que o tratamento periodontal promove somente melhorias na saúde periodontal, sem qualquer promoção de melhoria na saúde sistêmica.

Estão CORRETAS, as afirmativas
Paciente P. S. S., sexo masculino,35 anos, compareceu à clínica odontológica se queixando de sangramento gengival, dentes moles e mal hálito. O paciente ainda relatou que foi recentemente diagnosticado com diabetes mellitus tipo II e faz uso de insulina. Ao periograma, os resultados mostraram índice de sangramento em 60%, profundidades de sondagem > 5 mm em múltiplos sítios (50% dos locais), perda de nível de inserção clínica, cerca de 4mm, péssimo controle de biofilme com presença de cálculo supragengival nos dentes superiores posteriores bilateralmente e em todo arco inferior e subgengival em todos os dentes. Ao exame radiográfico, é possível observar presença de perda óssea em múltiplos sítios e defeitos angulares nos primeiros molares inferiores. De acordo com essas informações, qual o diagnóstico do paciente?
O exame periodontal deve ser sistematizado, sendo de fundamental importância para a detecção precoce das alterações periodontais o diagnóstico, a avaliação da progressão e a resposta ao tratamento periodontal. O gráfico periodontal ou periograma é um conjunto de dados clínicos que englobam a mobilidade dentária, envolvimento de furca, sangramento na sondagem, profundidade de sondagem, margem gengival e nível de inserção clínica. Ao realizar o periograma, o parâmetro clínico que deve ser aferido para identificar e mensurar a progressão da destruição do periodonto de sustentação associada com a periodontite é
Paciente do sexo feminino,26 anos de idade, tabagista, sem alteração sistêmica, procurou atendimento odontológico com queixa de sangramento durante a escovação, em múltiplos locais da boca. Ao exame clínico, foi observado aumento gengival sem perda de inserção e cálculo supragengival no primeiro, terceiro e quinto sextantes. O diagnóstico foi gengivite associada ao biofilme como fator local. Para esse diagnóstico, o tratamento deve ser:

1. Orientação de higiene oral e motivação.
2. Reavaliação.
3. Manutenção.
4. Raspagem supragengival.
5. Aconselhamento contra o tabagismo.

A sequência CORRETA em que ocorre o processo é:
Indivíduo de 40 anos de idade procura o atendimento odontológico queixando-se de dor e gengiva inchada na região inferior, posterior do lado esquerdo. Ao exame clínico, observou-se que o dente 46 apresentava restauração em resina, envolvendo as superfícies distal, oclusal e mesial satisfatória, presença de tumefação com formato ovoide circunscrita na região do terço médio radicular por vestibular e com dor a percussão vertical e ausência de corpo estranho no sulco gengival. Ao exame radiográfico, verificou-se perda óssea do tipo angular, acometendo do terço cervical ao médio da superfície mesial e envolvendo a região de furca. O teste de sensibilidade pulpar para todos os dentes foi positivo para polpa normal. Em relação à situação descrita para o dente 46, assinale a alternativa CORRETA para provável diagnóstico.