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Questões por página:
Sobre a organização dos níveis e modalidades de educação oferecidas pelo Estado, assinale a afirmativa correta.
Considerando os princípios constitucionais da educação, analise os itens a seguir.

I. Um aluno defende enfaticamente determinado ponto de vista e o professor contesta, apresentando-lhe uma visão oposta.
II. Uma pessoa não consegue manter o filho em um estabelecimento privado de ensino e, então, o matricula em uma escola pública.
III. Um grupo de alunos que vive em uma parte mais afastada da cidade demora o triplo de tempo dos colegas para chegar à escola.

Algum princípio foi descumprido no que se descreve em
O professor João, inspirado nas ideias de Paulo Freire sobre letramento crítico, desenvolveu uma atividade em que os alunos analisaram e discutiram notícias veiculadas em redes sociais. Ele pediu que, em grupos, os estudantes se identificassem como fontes de informações, avaliassem a atualização dos conteúdos e refletissem sobre a forma como as notícias impactam sua visão sobre temas sociais. Além disso, João incentivou os alunos a criar postagens próprias, aplicando conceitos de comunicação responsável e consciência digital.
De acordo com a visão de Freire sobre o letramento e a adaptação ao seu contexto digital, assinale a opção que apresenta o objetivo central dessa atividade.
A professora Carla, inspirada nos estudos de Seymour Papert sobre o uso da tecnologia na educação, implementou um projeto de programação para que os alunos criassem jogos que abordassem temas de cidadania e sustentabilidade.
Ela orientou os alunos a explorarem conceitos de lógica e criatividade, permitindo que trabalhassem de forma colaborativa para resolver problemas e desenvolver suas ideias. Durante o projeto, Carla incentivou os alunos a refletir sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser usadas para influenciar positivamente a sociedade e como aprender de maneira independente.

Segundo a perspectiva de Papert sobre o papel das TIC na educação, assinale a opção que apresenta o principal objetivo desse projeto.
Na Escola Educação, o professor Eduardo decidiu implementar um projeto em que os alunos, em grupos, iriam pesquisar problemas sociais em sua comunidade. Usando ferramentas tecnológicas, como plataformas de videoconferência e aplicativos de colaboração on-line, os alunos desenvolveriam um plano de ação para abordar esses problemas.
Durante o processo, o professor facilitou os debates e orientou os grupos, incentivando que cada estudante participasse ativamente, expressasse suas opiniões e refletisse sobre as diferentes perspectivas apresentadas pelos colegas.

De acordo com a legislação educacional atual, assinale a opção que indica o principal benefício dessa prática pedagógica.